segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pior atuação do ano

Ricardo Gomes escalou mal - ninguém merece tal de Marquinhos, substituiu mal - Sassá é muito ruim, zagueiro Émerson, com excesso de confiança; e Bruno Silva, de vez em quando dá umas dormidas. Ainda bem que este time vai mudar. Ah, e acabou a paciência com Salgueiro.

sábado, 28 de maio de 2016

Botafogo pode entrar no G4 nesta rodada

Se o Botafogo vencer o Clássico Vovô com o Fluminense e dependendo de uma combinação de resultados, o Time da Estrela Gloriosa pode terminar a rodada no G4, o Grupo da Libertadores.

Para tanto, além de vencer seu jogo neste domingo em Volta Redonda, o Botafogo terá de torcer por tropeços de Palmeiras, Santos e Coritiba, que enfrentam respectivamente São Paulo, Inter e Grêmio.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Diretoria do Botafogo se movimenta, vai ao mercado e elenco começa a encorpar

O volante Dudu Cearense, de 33 anos, novo reforço do Botafogo, reencontrará no clube dois velhos conhecidos: o técnico Ricardo Gomes e o goleiro Jefferson, ambos com quem trabalhou em 2003 na seleção brasileira sub-20 que foi campeã do Sul-Americano sobre a Argentina.

O jogador, que tem bastante qualidade, vai encorpar o elenco, ainda mais agora com a contusão de Rodrigo Lindoso. Com as voltas de Aírton e Jefferson e as entradas de Rodrigo Pimpão, Camilo e Canales, a equipe sobe de patamar. A diretoria ainda tenta a contratação do meia Alex, do Inter.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Ânimo

Após a boa exibição contra o Sport fora de casa, a expectativa era grande para o jogo desta quarta-feira em Juiz de Fora com o Atlético Paranaense.

Ainda mais que o clube enfim anunciou a contratação de reforços para o meio e o ataque, setores em que o time se ressente de jogadores de um nível melhor.

Diferente do que vinha acontecendo, na partida de ontem o Botafogo não foi tão bem, teve menos a posse de bola, mas conseguiu fazer dois gols, algo raro este ano.

domingo, 22 de maio de 2016

Contra tudo e contra todos

É impressionante a má vontade dos comentaristas com o Botafogo. Todos dizem que vamos brigar para não cair. Não bastasse isso, a arbitragem já começa a complicar. Vai ser difícil.

Alento

O técnico Ricardo Gomes afirmou estar confiante na campanha do Botafogo no Brasileirão. Realmente, não tem nenhum bicho papão no campeonato. Com um centroavante matador, o Botafogo pode brigar de igual para igual.

Problema persiste

O velho problema da falta de um finalizador persiste no Botafogo. Hoje, Anderson Aquino, que entrou no segundo tempo, perdeu um gol feito. Luis Henrique parece dar mais opções na frente. O primeiro gol do time no campeonato saiu de uma jogada de Ribamar. Poderíamos ter vencido, como poderíamos ter perdido também. Mas o resultado foi bom.

sábado, 21 de maio de 2016

Neílton titular

Neílton está merecendo a vaga de titular. Entrou bem quinta-feira, deu movimentação e velocidade à equipe e fez o gol da vitória. Muitos o criticam. Mas ainda é novo. E trata-se de um jogador que todo time precisa. Vai para cima, arrisca jogadas. Pode fazer uma boa dupla tanto com Ribamar quanto com Luis Henrique. Escolheria o segundo como seu parceiro de ataque. Mais técnico, sabe fazer uma tabela.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Nome de Sidão, goleiro que foi destaque do Audax no Paulista, é especulado no Botafogo


O nome do goleiro do Audax, Sidão, um dos destaques do time no Campeonato Paulista, está sendo ventilado no Botafogo. Com a cirurgia do goleiro Jefferson, que vai ficar até três meses fora dos gramados, o clube busca um jogador para a posição, já que o atual titular, Helton Leite, vem falhando nos últimos jogos. O Botafogo tem tradição com goleiros negros, casos de Manga, Wagner e o próprio Jefferson.

Exercício de otimismo

A notícia da cirurgia de Jefferson, que deve ficar três meses fora, surgiu no Dia do Botafogo, 16 de maio, data de aniversário do ídolo Nilton Santos, que faria 91 anos se estivesse vivo.

Deus escreve certo por pernas tortas de Garrincha.

Jefferson falhou nos dois jogos das finais do Carioca.

Esta contusão devia estar lhe incomodando.

Recuperado, voltará à melhor forma.

Vamos precisar muito dele ainda.

E não vamos cair.

Tenho certeza disto.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Considerações

Obrigado Dunga

Meu pai falou uma coisa certa. Temos de agradecer ao técnico da seleção da CBF por não ter convocado Jefferson. Imaginem se ficássemos desfalcados do nosso goleirão várias rodadas?

Deficiência

Os últimos quatro gols que tomamos. Os dois nas finais do Carioca, na Copa do Brasil no meio da semana passada e neste domingo no Brasileirão saíram de bolas paradas. Podem reparar.

Inteligência

Já está na hora de Ricardo Gomes dar uma chance a Luis Henrique. Ele mesmo disse indiretamente que perdemos o jogo por escolhas erradas de Ribamar, que preferiu chutar a cruzar.

domingo, 15 de maio de 2016

Baixa qualidade técnica

Só depois de terminado o jogo que fui perceber que eu estava com o short de trás para frente.

Usei também uma camisa de treino que nunca tinha usado. Não deu sorte.

Mas faltou mesmo foi competência para o time do Botafogo.

Mais uma vez demos uma de México. Jogamos como nunca, perdemos como sempre.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Botafogo é um milagre

Com apenas duas derrotas na temporada, as duas para o Vasco, nenhum tropeço contra equipes menores no Estadual, apenas um empate em casa contra o modesto Coruripe na Copa do Brasil, o Botafogo vai, podemos dizer, levando. O time não enche os olhos, não chega a convencer, mas mantém uma regularidade que surpreende os desavisados. Afinal, o Botafogo não conta só com jogadores desconhecidos e garotos.

Vale lembrar que temos o até pouco tempo goleiro titular da seleção, Jefferson. Na lateral direita, um jogador como Luís Ricardo, que poderia ser titular em qualquer equipe do Brasil. Uma zaga experiente, com o argentino Joel Carli e Emerson Silva, que jogou muito bem no Coritiba e teve uma passagem no Atlético Mineiro. Sem contar a revelação Emerson Santos, zagueiro técnico, cobrador de faltas. Na lateral esquerda, temos a grata surpresa Diogo Barbosa, habilidoso, confiante, que está contundido, só volta em quatro semanas; e deu lugar a Victor Luís, contratação vinda do Palmeiras, aprovada pela corneteira torcida botafoguense que foi bem avaliado na estreia, tendo mostrado personalidade e audácia.

No meio, temos Aírton, que endurece sem perder a ternura. Bruno Silva, que chega bem à frente, tem um bom chute. Rodrigo Lindoso, joga o simples e faz a bola andar. Gegê, jovem que ainda não estorou, mas que já demonstrou ter qualidade. O uruguaio Salgueiro, voluntarioso, participativo, se movimenta, dá opções, faz jogadas, toca bem a bola, só falta caprichar nas finalizações. E ainda as crias da forte base alvinegra, Leandro Carvalho e Fernandes, bons jogadores. Falta-nos um camisa 10, meia clássico, que crie, saiba meter uma bola, deixar um companheiro na cara do gol. Para a frente temos Luis Henrique, Ribamar, Sassá, Neílton e, agora, Anderson Aquino. Faltando ainda um centroavante, camisa 9, matador, que decida.

Estão falando que vamos brigar para não cair. Não acredito. O comentarista José Trajano disse segunda-feira no Linha de Passe, da ESPN: "Não existe certeza no futebol". A não ser que haja manipulação. Como podem afirmar que o Botafogo vai lutar contra o rebaixamento? Para tanto, é preciso apontar pelo menos 15 equipes melhores que o Botafogo. Façam este exercício. Se o Botafogo vai disputar o Z4, quais são as 15 equipes melhores que o Botafogo?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Observações

Coloquei no canal que estava passando o jogo, lance de ataque do Botafogo e gol! Neílton. Início do segundo tempo, Salgueiro cobra falta, Lindoso desvia de cabeça e Emerson Silva testa para o fundo das redes e marca seu primeiro gol com a camisa gloriosa. Aliás trata-se um zagueiraço. Firme, sabe sair jogando. Muito diferente do seu companheiro de zaga hoje, Renan Fonseca, que agora estamos vendo o quanto é fraco. Gostei do Leandrinho, que se movimentou, deu muitas opções, fez algumas jogadas. Salgueiro participa bastante da partida, mas ainda peca na finalização. Neílton, apesar do gol, erra muito. Outro que gostei foi do estreante Victor Luís. Habilidoso e tem muita personalidade. Meu pai, um botafoguense calejado, pressentiu que o Botafogo levaria um gol, que saiu após falha do goleiro Hélton Leite, que aceitou uma cobrança de falta cruzada. E ainda tem quem critique Jefferson, que nesta quarta foi substituído preventivamente após sentir. Mas pela expressão dele no banco - estava sorrindo - não deve preocupar. O que preocupa é um jogador como este Marquinho vestindo a camisa gloriosa. Definitivamente, não tem condições. Luis Henrique que entrou muito bem, quase marcou numa bela cabeçada o gol que eliminaria o jogo de volta. Na minha opinião deveria ser titular.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Um tiro certeiro

Seria mais fácil torcer para outro time? Sim, seria. 
Talvez o aristocrático tricolor? Um pouco mais, só.
E adorar a cruz de malta? Também só um tiquinho a mais.
Juntar-se à mulambada, com a prerrogativa da maioria? Sim.

Seria mais fácil ter um time paulista? Sim, seria.
Poderia ser um altivo palestra itália? Claro, ó!
Ou o tricampeão mundial do Morumbi? Demais.
Ser alvinegro santista ou corinthiano? Bom pra mim.

Seria mais fácil adotar Minas ou Rio Grande do Sul? Sim, seria.
Grêmio, Inter, Atlético e Cruzeiro têm Libertadores. Que glória!
Que tal subir ao Nordeste? Mais intrigante e garboso.
Bahia, Vitória, Santa Cruz, Sport, Ceará ou Fortaleza? Pomposo.

Por que não adotar o caminho mais fácil? Porque eu não queria.
Passa pelo brilho sofrido da solitária estrela. Raríssima jóia.
Irracional e apaixonante preto-e-branco. Quê misterioso.
É aura que liga Garrincha a Ribamar. Tu és glorioso!

domingo, 8 de maio de 2016

Cenário desanimador

Pior do que a perda do título, mais uma vez para o Vasco, é a possibilidade de perder o técnico Ricardo Gomes, que revelou ter proposta do Cruzeiro, disse que vai se reunir com o presidente do Botafogo nesta segunda e que vai anunciar sua decisão na terça. O discurso foi meio que em tom de despedida. O elenco é fraco, os reforços que chegaram até agora não empolgam e sem um treinador que consiga tirar leite de pedra, fica difícil. Na quinta temos jogo pela Copa do Brasil contra o Juazeirense na Bahia. E no domingo, às 11 horas, a estreia no Brasileirão contra o São Paulo, que deve vir com time reserva pelo fato de estar na Libertadores.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pressentimento

Jefferson vai se redimir. Botafogo vence domingo, leva a decisão para os pênaltis. E Jefferson pega uma ou mais cobranças. E vai calar os críticos. Esperem para ver.

domingo, 1 de maio de 2016

Final em aberto

O Botafogo jogou bem, podemos dizer que até melhor que o Vasco, que mais uma vez ganhou na experiência e na qualidade de seu melhor jogador, Nenê, que faz a diferença. Jefferson falhou, o que é uma raridade, portanto tem crédito e salvou em outras oportunidades. Sassá entrou com muita vontade, até demais e prejudicou a equipe com sua expulsão. Mas mesmo com um jogador a menos, o Botafogo teve a chance de empatar com Bruno Silva, que botou muita força na bola e chutou por cima. Mas pelo que o time mostrou hoje, temos sim condições de reverter o resultado, vencermos no próximo domingo e levarmos a decisão ao menos para os pênaltis.