segunda-feira, 30 de junho de 2014

Clássico Vovô da Garotada

1º jogo da final do Carioca Sub-20 entre Botafogo e Fluminense será nesta quarta-feira


O time sub-20 do Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 15 horas, para enfrentar a equipe do Fluminnse, no estádio das Laranjeiras, no 1º jogo da fial do Campeonato Carioca da categoria. A 2ª partida será no domingo, às 14h30, em Caio Martins.

Para matar a saudade

Botafogo enfrentará homônimo campeão paraibano 


O Botafogo disputará um amistoso nesta quinta-feira (3), às 21 horas, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, capital da Paraíba, contra o time local, Botafogo, que se sagrou campeão estadual ontem (domingo, 29).

Será uma oportunidade de ver como o time está depois férias. Sheik, Carlos Alberto e Daniel, todos recuperando-se de contusão, não vêm treinando. Mas não devem ser problema. Dória estava na Seleção, onde foi campeão como capitão (levantou a taça), e também tem sido poupado.

Dois reforços (apostas) chegaram, o atacante Yuri Mamute e o meia João Gabriel. Penso que o clube não tinha muito o que fazer mesmo, afinal já tinha trazido Sheik e Carlos Alberto no início do campeonato.

Para este amistoso de quinta-feira contra o Botafogo da Paraíba não teremos o goleiro Jéfferson, que está com a seleção. O time ideal neste momento para mim é: Renan, Edílson, Dória, Bolívar e Júnior César; Aírton, Bolatti, Carlos Alberto e Daniel; Sheik e Zeballos. E vocês? Acham o quê?

sábado, 21 de junho de 2014

25 anos do histórico título carioca invicto de 89


Um dia com este, 21 de junho, não poderia passar em branco. Já havia lido sobre a data comemorativa. E um número certo. 25 anos. Sim, são 25 anos do título carioca invicto de 89 em cima do Flamengo! Um título que é considerado por muitos mais importante do que o Brasileiro de 95. Por ter encerrado um jejum de 20 anos sem títulos oficiais.

Eu tive sorte de não ter vivido esta fase ruim. Fui campeão logo aos sete anos. E próximo ao meu aniversário, 23 de junho! Um presentão! Foi em 89 que "virei" botafoguense. Digo "virei" porque até então eu vestia camisa do Flamengo, mesmo sem entender muito de futebol.

Meu avô materno, Egenildo, queria de toda maneira que eu fosse flamenguista e me presenteava com coisas do Flamengo. Mas eu "mudei" (para melhor, claro, graças a Deus) não depois da final. Foi no fatídico 3 a 3 na Taça Rio, jogo em que o Botafogo perdia por 3 a 1 e foi buscar o empate com um gol contra do jovem zagueiro rubro negro Gonçalves, que no ano seguinte se trasferiria para o Alvinegro! E num golaço de Vitor, também ex-Flamengo e que depois viria a ser técnico do Goytacaz. Ouvi este jogo pelo rádio com meu pai botafoguense e não resisti à explosão de alegria!

Com o Botafogo é assim. Às vezes um empate é mais comemorado do que uma vitória! E este empate manteve a nossa invencibilidade e como o próprio Zico falou, nos ressuscitou rumo à conquista, que marcou uma geração, a minha infância, que comemoraria o bicampeonato em 90 sobre o Vasco e a dos que sofreram nos anos 70 e 80, principalmente na 1ª década citada em que o Botafogo formava bons time, como com o até hoje ídolo Mendonça, mas não conquistava títulos.

Emil Pinheiro, Espinosa, Maurício, Mazolinha, Paulinho Criciúma, Mauro Galvão, a eles, dentre outros, devemos o inesquecível título de 89! Uma conquista que ficou marcada na história do Glorioso!

Botafogo Campeão da Taça Rio Sub-20

A equipe sub-20 do Botafogo se sagrou campeã da Taça Rio neste sábado ao vencer o Fluminense por 2 a 0 no CT das categorias de base do Botafogo em Niterói.

Os gols saíram no 2º tempo e foram marcados pelo zagueiro e capitão Igor Rabello, aos 7 minutos, e pelo atacante Vinicius Tanque, aos 45 - ele que é um dos artilheiros do campeonato.

O Fluminense, que poderia ser campeão direto por ter ganho a Taça Guanabara, tinha a vantagem do empate. No 1º jogo houve empate em 0 a 0.

Botafogo e Fluminense voltam a se enfrentar nos dois próximos finais de semana na decisão do Carioca. O Fluminense tem a vantagem de dois empates por ter tido melhor campanha ao longo da competição.

Manga, um dos maiores goleiros da história do Botafogo, mas que falhou na Seleção

Para descontrair um pouco e em tempo de Copa, um causo passado num Mundial, contado por Renato Maurício Prado no livro "Deixa que eu chuto 2", publicado em 2006:

"IDENTIFICAÇÃO

Hotel da seleção, em Londresm Copa de 166. Assediados por torcedores, os jogadores davam autógrfos. O goleiro Gilmar escrevia 'Gilmar dos Santos' (seu nome verdadeiro). Do seu lado, Manga, seu reserva, nem pestanejou. Ao chegar a sua vez, lascou: 'Manguinha do Botafogo'..."

Obs: Manga entraria no lugar de Gilmar contundido e falharia na Copa, contribuindo para a desclassificação do Brasil diante de Portugal, de Eusébio, falecido recentemente.

E Zagallo? É botafoguense ou flamenguista?

Zagallo começou jogando no América e chegou a dizer que era americano. Mas no livro "Zagallo, um vencedor", de 1996, Zagallo diz:

- Os rubro-negros dizem que sou Flamengo; os alvi-negros, que sou Botafogo. A imprensa também acha que torço pelo Botafogo. Eu deixo a coisa rolar, mas que o coração pende mais para um lado, isso é verdade.

E então? O que vocês acham? Eu acho que ele é Flamengo, time onde jogou depois do América. No Botafogo, teve sua melhor fase e virou técnico!

Por isto que eu não concordei quando elegeram o dia do aniversário de Zagallo, 9 de agosto, para ser comemorado o Dia do Botafoguense!

Prá mim, o Dia do Botafoguense tinha de ser 16 de maio, dia do aniversário de Nilton Santos!

E vc, o que pensa disto tudo? Deixe sua opinião nos comentários!

Um abraço e saudações botafoguenses!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

José Cândido era botafoguense!


Talvez muitos não saibam, mas o escritor campista, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e publicado em várias línguas, José Cândido de Carvalho, era botafoguense.

Assim como outro campista de sucesso, Roberto Ribeiro, também botafoguense, José Cândido morreu pouco tempo depois de ver o Botafogo campeão em 89 – O Botafogo foi campeão em junho e José Cândido morreu em agosto.

Com Roberto Ribeiro aconteceu parecido. O Botafogo foi campeão em 95, Roberto Ribeiro morreu em 96.

Estou falando de José Cândido, pois achei no livro “Ninguém mata o arco-íris”, reeditado em 2013 pela José Olympio, um perfil de Nilton Santos (4 Copas no currículo), onde José Cândido com sua tradicional maneira de criar frases curiosas se sai com estas:

Nilton Santos é (era) mais viajado que um Boeing!

Carlito Rocha era mais supersticioso do que um índio!

Garrincha fez em vento o que Aleijadinho fez em pedra-sabão!

É por estas e outras que é tão bom ler José Cândido!

E se eu já gostava dele, ele subiu no meu conceito ao saber que ele era botafoguense!

E você, sabia que José Cândido era botafoguense?

domingo, 15 de junho de 2014

Carioca Sub 20: Botafogo empata (2 a 2) com o Fluminense na 1ª partida da final da Taça Rio

O Botafogo empatou em 2 a 2 com o Fluminense na 1ª partida da final da Taça Rio Sub-20, realizada ontem (sábado, 14) no CT Vale das Laranjeiras. Com o resultado, para se sagrar campeão do 2º turno e assegurar a vaga na final do Carioca da categoria, o Botafogo precisará vencer o 2º jogo no próximo sábado, dia 21, às 15 horas, no Centro de Formação de Atletas (Cefat), em Niterói. O Fluminense, que teve melhor campanha durante a fase classificatória tem a vantagem de dois empates (literalmente) e se conquistar o título da Taça Rio será campeão direto do campeonato à medida que já venceu a Taça Guanabara, tendo eliminado o próprio Botafogo nas semifinais. Um abraço e saudações botafoguenses!

sábado, 7 de junho de 2014

Carioca Sub-20: Botafogo vence Flamengo por 1 a 0 na 1ª partida da semifinal da Taça Rio

O Botafogo venceu o Flamengo pelo placar de 1 a 0 na 1ª partida da semifinal da Taça Rio neste sábado (7) no estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu. O 2º jogo será realizado na quarta-feira (11), às 15 horas, no Centro de Formação de Atletas (CEFAT), em Várzea das Moças, Niterói. Na outra semifinal, o Fluminense derrotou o Madureira também por 1 a 0. 

Cantor botafoguense Léo Russo grava samba sobre o Botafogo

Dica do amigo André, do Blog Opinião Botafoguense, a música "Estrela Solitária", composição de Zé Arnaldo Guima, gravada pelo botafoguense Léo Russo! Ouça:

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Botafogo no Teatro



A peça teatral "Futebol, Paixão e Ilusão", apresentada na quarta-feira (4) no Trianon, teve vários personagens caracterizados com camisas do Botafogo. Detalhe que o autor da história de três gerações de jogadores, Magno Prisco, o Maguinho, é botafoguense, bem como o cantor Ronaldo Lopes, que deu uma palinha no evento. (Fotos: Check)

Com Amarildo, o "Possesso"!


E meu pai, o botafoguense, Fernando Machado, na Câmara de Vereadores


Amarildo, o “Possesso”: “O Botafogo era uma Universidade do Futebol”!

"Eu fui dispensado do Flamengo. Estava servindo o quartel, o Paulistinha vendo que eu não saía do quartel, me perguntou se eu não tinha nenhum time. Eu falei que não. Então ele falou que me levaria para o Botafogo, para me apresentar ao Paulo Amaral e o João Saldanha. Era uma sexta-feira e eu fui treinar no Botafogo. Lá encontrei o Zagallo, que me conhecia do Flamengo. O Zagallo perguntou: 'Tá fazendo o quê aqui?' Eu respondi: O Flamengo me mandou embora. E o Zagallo falou com o João Saldanha e o Paulo Amaral: 'Pode mandar ele assinar o contrato. Eu o conheço do Flamengo'. Assinei o contrato sem que eles me vissem jogar. Assinei sem saber quanto ia ganhar. Fiz o teste, fiz dois gols. E comecei minha carreira no Botafogo. Joguei 12 ou 15 jogos nos aspirantes. Paulinho Valentim foi vendido pro Boca Juniors. O Boca Juniors já estava atrás do Paulinho Valentim há muito tempo. Eu jogando nos aspirantes, viram que eu fazia muitos gols. Aí me chamaram para o time principal. Entrei numa Universidade do Futebol. Prá mim foi uma escola que poucos jogadores tiveram. Eram todos jogadores campeões do mundo, tinham jogado em 58, Nilton Santos, Didi, Garrincha. Foi aí que formamos o melhor ataque de todos os tempos do Botafogo: Didi, Garrincha, Quarentinha, Zagallo e eu. E Nilton Santos atrás”.

(Trecho de uma conversa, mais do que uma entrevista, que eu tive com Amarildo, “O Possesso”, que esteve em Campos, sua cidade natal, na última quarta-feira, dia 4/6.)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Você sabia? Curiosidades das Copas!

Você sabia que o árbitro Márcio Rezende de Freitas atuou numa Copa do Mundo? Sim. O árbitro brasileiro, mineiro e, segundo consta, torcedor do Cruzeiro, apitou a partida de estreia da Copa de 98 na França, entre França e África do Sul, que terminou com a vitória dos anfitriões pelo placar de 3 a 0, num dia em que quem deu show foi o atacante Henry, inclusive tendo marcado um gol; e não o craque Zidane, que chegou a levar um cartão amarelo. Neste jogo, Márcio Rezende aplicou quatro cartões amarelos, um para um jogador da África do Sul e três para a França, que como sabemos se sagrou campeã na final em cima do Brasil.

Para quem afirma que o Botafogo ganhou o título brasileiro de 95 com ajuda da arbitragem (leia-se Márcio Rezende de Freitas), vale lembrar que o gol do Santos também foi irregular e que na 1ª partida no Maracanã, o Botafogo também teve um gol mal anulado pelo árbitro Sidrack Marinho, que tem o sobrenome "dos Santos" (mera coincidência né?); num lance em que Sérgio Manoel fez uma bela jogada (revendo os vídeos vemos como jogava e como foi importante o nosso formiguinha), toca para Túlio, que marca. Portanto, ficaram elas por elas. Botafogo e Santos com dois gols legais anulados e dois gols irregulares validados.

Em 99, na 1ª partida da final da Copa do Brasil contra o Juventude fora de casa, o mesmo Márcio Rezende de Freitas para compensar o erro e não favorecimento, que já podia se justificar pelo "erro" na 1ª partida da final de 95, pois bem, em 99, Marcio Rezende anula dois gols de Rodrigo na 1ª partida contra o Juventude, que acaba vencendo por 2 a 1. No 2º jogo no Maracanã, empate em 0 a 0 e o título vai para o Sul. Com a mesma mão que "ajudou" o Botafogo em 95, corrigindo o erro de Sidrack Marinho, Márcio Rezende, diante das pressões, prejudicou o Botafogo em 99 e nos tirou um título nacional, que não temos até hoje.

Um abraço e saudações botafoguenses!

domingo, 1 de junho de 2014

Justiça

O empate em 1 a 1 com o Corinthians no Itaqueirão fez justiça ao que foi o jogo. O Corinthians jogou apenas no contra ataque. E o Botafogo buscou o gol a todo momento, que conseguiu já no fim com o incisivo Edílson, contando com desvio do zagueiro.

Se poderíamos considerar que a mudança feita no intervalo pelo técnico Vágner Mancini foi equivocada, por ter tirado Lucas, um dos melhores do time no 1º tempo, podemos entender e reconhecer que a alteração permitiu que Edílson jogasse mais pelos lados e fizesse a jogada que resultou no gol de empate.

Aliás, um dos problemas do time neste domingo foi que os jogadores estavam afunilando muito o jogo. Uma deficiência que constatei há um tempo no time, que jogava longe um do outro, neste domingo observei que estava ao contrário, os jogadores estavam embolando no meio.

Outro problema do time é a questão física. Este período que ficamos sem preparador prejudicou a equipe. Um dos que mais está sofrendo com problemas físicos é Zeballos. “El Tanque” Ferreyra me surpreendeu. A entrega a gente já conhecia. Mas neste domingo, ele parecia bem fisicamente. Talvez seja também a motivação para recuperar uma vaga no time.

Bolatti deu mole no gol e perdeu algumas bolas. Aírton começou bem, mas depois caiu de produção. Renan poderia ter chegado na bola do gol – Jéfferson talvez pegaria – mas depois salvou em outros lances. André Bahia, mais uma vez muito bem. Júnior César inoperante. Bolívar discreto como sempre.

Daniel, vindo de contusão, entrou bem, mas depois sumiu. Gegê, a mesma coisa de sempre. Uma enceradeira. Wallyson tentou alguma coisa. Jorge Wagner deu mais movimentação ao time e, salvo engano, puxou o contra ataque que resultou no gol de empate.

Agora vamos parar para a Copa numa posição (14º) que se não é muito cômoda, pelo menos não perdemos os últimos três jogos, sendo dois fora de casa. Vamos ver os reforços que vão chegar e torcer para o time encaixar mais e tentarmos brigar pelo menos por uma vaga na Libertadores de novo, o que fará justiça ao que é este elenco. Pois concordo com o Chico Fonseca, que afirmou que o Botafogo tem um elenco para estar entre os cinco no Brasil!

Um abraço e saudações botafoguenses!

Final de semana começa com perdas, espero que termine com vitória!

Estava tomando umas cervejas com três botafoguenses ontem - Álvaro Marcos, o co-fundador do blog, junto comigo; Antunis Clayton, que é mais Palmeiras, mas no Rio é Botafogo; e Arnaldo Garcia, grande narrador de rádio; quando este último recebeu uma ligação de uma pessoa informando sobre a morte precoce de Maurício Torres, aos 43 anos. Botafoguense, Maurício Torres foi quem narrou a final da Copa do Brasil de 99 no Maracanã superlotado em que o Botafogo perdeu o título para o Juventude ao empatar em 0 a 0. Eu estava no estádio e programei o vídeo cassete na época para gravar a partida, que assisti no outro dia.

 Agora há pouco fico sabendo da morte de mais uma pessoa que tinha relação com o Botafogo, Marinho Chagas, o Bruxa. Não o vi jogar, mas é praticamente unanimidade que foi um dos maiores laterais esquerdos do Brasil. Marinho Chagas jogou - e muito, pelo que dizem - no Botafogo num tempo em que o clube formava grandes times, mas não ganhava títulos. Ainda assim, ficou marcado como um dos jogadores que mais honraram a camisa gloriosa!

Esperamos que eles tenham morrido satisfeitos com a equipe e que hoje os homenageem com uma vitória!

Um abraço e saudações botafoguenses!