sábado, 21 de junho de 2014

25 anos do histórico título carioca invicto de 89


Um dia com este, 21 de junho, não poderia passar em branco. Já havia lido sobre a data comemorativa. E um número certo. 25 anos. Sim, são 25 anos do título carioca invicto de 89 em cima do Flamengo! Um título que é considerado por muitos mais importante do que o Brasileiro de 95. Por ter encerrado um jejum de 20 anos sem títulos oficiais.

Eu tive sorte de não ter vivido esta fase ruim. Fui campeão logo aos sete anos. E próximo ao meu aniversário, 23 de junho! Um presentão! Foi em 89 que "virei" botafoguense. Digo "virei" porque até então eu vestia camisa do Flamengo, mesmo sem entender muito de futebol.

Meu avô materno, Egenildo, queria de toda maneira que eu fosse flamenguista e me presenteava com coisas do Flamengo. Mas eu "mudei" (para melhor, claro, graças a Deus) não depois da final. Foi no fatídico 3 a 3 na Taça Rio, jogo em que o Botafogo perdia por 3 a 1 e foi buscar o empate com um gol contra do jovem zagueiro rubro negro Gonçalves, que no ano seguinte se trasferiria para o Alvinegro! E num golaço de Vitor, também ex-Flamengo e que depois viria a ser técnico do Goytacaz. Ouvi este jogo pelo rádio com meu pai botafoguense e não resisti à explosão de alegria!

Com o Botafogo é assim. Às vezes um empate é mais comemorado do que uma vitória! E este empate manteve a nossa invencibilidade e como o próprio Zico falou, nos ressuscitou rumo à conquista, que marcou uma geração, a minha infância, que comemoraria o bicampeonato em 90 sobre o Vasco e a dos que sofreram nos anos 70 e 80, principalmente na 1ª década citada em que o Botafogo formava bons time, como com o até hoje ídolo Mendonça, mas não conquistava títulos.

Emil Pinheiro, Espinosa, Maurício, Mazolinha, Paulinho Criciúma, Mauro Galvão, a eles, dentre outros, devemos o inesquecível título de 89! Uma conquista que ficou marcada na história do Glorioso!

2 comentários:

  1. Título histórico, que guardo as emoções até hoje, mesmo tendo passado 25 anos. Pelos anos de dificuldades, considero o título mais importante que comemorei.
    Um detalhe, acho que o Drummond não esteve no mesmo período do Emil. Depois você dá uma checada nisso.
    Valeu muito o registro dos 25 anos do título de 1989, Wesley!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, André. Pelo que pesquisei, Luizinho Drummond estava como diretor de futebol em meados da década de 80, inclusive tendo viajado como chefe de delegação numa excursão à Paris, França! Confundi pq neste período, 89, ele estava à frente da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que se sagrou campeã com o famoso samba enredo "Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós"! Valeu o toque. Vou retificar a informação no texto.

    ResponderExcluir