quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Campeonatozinho de bosta!

Sou sempre interpelado pelo bravo Wesley Machado, fundador e principal escriba desse blog sobre minhas postagens sobre o nosso Glorioso. Eu sempre respondo que estou cheio de coisas para escrever e muito trabalho e por isso quase não apareço por aqui.
Hoje vou pedir licença ao Wesley e aos nobres amigos desse blog para falar não só do Botafogo, mas desse Campeonato Estadual que, com o perdão da palavra, é uma merda!
E é uma merda, em grande parte, por culpa desse senhor que está aí na foto: Rubens Lopes. Não sou órfão de Caixa D'Água, mesmo sendo eu torcedor confesso do Americano. A gestão do campista foi um desastre tão grande quanto a de seu siucessor, a diferença é que os times pequenos ganharam alguma projeção, mas mesmo assim, eram sempre superados pelos times grandes. O prórpio Caixa disse diversas vzes que time pequeno não tinha com vencer time grande e que eles sempre iriam ganhar, ou seja, os pequenos podem até brincar no mesmo quintal dos grandes, mas no fim a Taça não vai atravessar a ponte Rio-Niterói.
Hoje o Campeonato Estadual é deficitário, uma vergonha para os times de menor investimento que entram na competição para servirem como sparrings dos clubes grandes, não têm e nunca terão a chance de vencer o Estadual, em hipótese alguma. Quando conseguirem chegar perto disso, serão fragorosamente roubados e perderão a competição de uma forma ou de outra.
Isso já aconteceu com o Bangu, Americano, Volta Redonda, Madureira, Cabofriense e outras equipes que já perderam a oportunidade de levantar a Taça porque um dos times grandes resolveu roubá-la, e geralmente "na mão grande".
As taxas cobradas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro são absurdas, um verdadeiro crime. Não há como um clube com poucos recursos sobreviver na Série A, e agora mesmo na Série B, as taxas são desumanas, não são muito menores que na Série A. Não há como gastar cerca de 10 mil reais por jogo, isso é uma absurdo que só a Federação do Rio consegue patrocinar.
Não tenho a menor vontade de assistir aos jogos dessa competição. Antes assistia porque via o Americano jogar, e torcia para que o Botafogo ganhasse o título, hoje nem isso me interessa. O Americano foi incompetente em 2012 e não conseguiu se manter na Série A, já estava na mira faz tempo, fez por onde e perdeu a vez. Por outro lado, e isso não pode contar como desculpa para a queda, não conta com o apoio do poder público, patrocinador velado do seu co-irmão, o Goytacaz, que hoje, time da moda, está na bola da vez para subir para a Série A, por obra e graça dos políticos de Campos que utilizam clube e torcida como massa de manobra e ferramenta política para as eleições municipais e estaduais. Tudo com o consentimento da diretoria alvianil. Quando encontrarem um brinquedo novo deixam o time da Lapa de lado.
No entanto, instala-se em Campos e pelo interior do Estado uma questão importante: as prefeituras não são obrigadas a investir em clubes de futebol como se esses fossem repartições públicas. O problema é que quase todos os clubes têm como principal investidor as prefeituras de suas cidades, com a desculpa de que os times "representam e levam o nome da cidade pelo Estado". Até pode ser verdade, mas isso não exclui o fato de que esse apoio não deveria existir. Se existe, que seja igual para todos. Mas clube, tem que andar com as próprias pernas, se não consegue, paciência.
O parco investimento dos clubes do interior é apenas um dos problemas que o Cariocão enfrenta, com a certeza de que entrarão apenas para fazer figuração, os jogos são previsíveis  e as partidas são duras de se ver. Para assistir a partidas como Resende x Nova Iguaçu, ou ainda Botafogo x Boavista; Fluminense x Quissamã; Vasco x Macaé é preciso ter uma paciência de Jó, pois o espetáculo é deprimente.
Os Campeonatos Estaduais deveriam acabar. Ou então, essa fórmula utilizada pela Ferj deveria ser revista. A regionalização da competição em suas primeiras fases seria, talvez, a melhor saída. Menos gastos, mais possibilidades de vitória e a certeza de que entrariam em uma competição mais justa.
O problema é que a Ferj não quer isso. O que ela quer é essa proximidade com a política, com os corruptos, com os que utilizam os clubes para lavar dinheiro sujo e assim, poder cobrar cada vez mais taxas dos pequenos. Sem dinheiro, o futebol desses times vai se apequenar cada vez mais. Os clubes grandes, que deveriam se preocupar com Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Sul Americana, precisam de mais tempo para treinar e montar um bom elenco, perdem tempo nessa competição falida jogando em estádios ridículos e batendo em cachorro morto. No final de tudo nós já sabemos quem vai pra final: Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo. E se algum pequeno, por sorte, chegar a semifinal, também sabemos que não vai levantar a Taça.
Não vejo porque o Botafogo perde tempo com Estadual, só mesmo para testar elenco e preparar o time para as competições mais importantes. E anda é muito.
Desculpem o desabafo, mas estou labutando na imprensa esportiva desde 2004. Passei por rádio, assessoria e estou no jornal como repórter e editor. Achei que se eu me importasse demais com o que acontece nos bastidores eu acabaria por desistir de acompanhar o futebol, e é exatamente o que está acontecendo. Não há como fechar os olhos para as coisas que acontecem nos bastidores do futebol carioca. O ano de 2012 foi um carnaval de bandalheira, corrupção, lavagem de dinheiro,  e me deu nojo e vergonha assistir a isso tudo impassível, sem poder fazer nada, por essas e outras abandonei uma das minhas funções, senti que estava compartilhando com tudo de sujo e podre que estava acontecendo no futebol de Campos e do Rio de Janeiro. Infelizmente não há o que fazer. Todos têm conhecimento disso, mas não há como consertar, pelo menos não vamos conseguir mudar daqui de onde estamos. Não adianta agir como um Dom Quixote tentando destruir o Dragão. Ele é bem maior, bem mais forte e muito mais rico do que podemos imaginar.
Campeonato Estadual virou passatempo, não me estresso ou torço mais por isso, a pouca importância que tinha acabou faz tempo, agora não é nem mais divertido. Ou os clubes pequenos se organizam e desistem de jogar a competição dessa forma ou vão amargar o ostracismo durante todo o ano.
Peço desculpas mais uma vez por utilizar esse espaço sagrado para esse desabafo.

Escrito e postado por Cassio Peixoto.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quem pode, pode!


A Globo pediu e a FFERJ deve acatar. A emissora do plim plim quer abolir o tempo técnico. O motivo seria que a paralisação após os 20 minutos de cada tempo atrasa a programação das emissoras em relação às outras praças, à medida que o tempo técnico só existe no regulamento do Carioca. A Federação do Rio pede que os outros estados também adotem o tempo técnico, mas deve abolir de imediato a paralisação, que tanto incomoda quem vê o jogo pela televisão. O fim do tempo técnico deve se dar já na 2ª rodada, que começa nesta quarta com a transmissão de Vasco e Macaé, às 22 horas, em São Januário. Pelo menos alguma coisa boa a Globo fez. Afinal esta história de tempo técnico é muito enjoada. Este é um assunto para mais uma enquete. Votem aí ao lado!

Postado por Wesley Machado.

Mudanças

Montagem com fotos de: Alexandre Loureiro e Cleber Mendes do Lancenet.
Voltando da Seleção, Bruno Mendes, Jádson e Dória treinaram no time titular nesta quarta.

O Botafogo treinou na manhã desta quarta-feira (23) com quatro alterações em relação à equipe que venceu o Duque de Caxias na estreia do Carioca. Entraram no time os três que estavam com a Seleção, Dória, Jádson e Bruno Mendes, mais o lateral-esquerdo Lima. Jádson deverá substituir Renato, que já está fora. Dória e Lima, poderão entrar, respectivamente, nos lugares de Antônio Carlos e Márcio Azevedo, que sentiram na primeira partida e são dúvida. E Bruno Mendes volta ao time no lugar de Henrique.

Estranha esta contusão do Márcio Azevedo, que realmente estava mancando. Mas será que não é por causa da sua negociação com o Palmeiras? Lucas continua de fora. E há quem se preocupe em ele também sair, afinal o São Paulo estava interessado. Não entendi também porque Oswaldo optou por Jádson ao invés de Gabriel. Deve ser porque Gabriel vem de contusão. Não deve ter se recuperado totalmente.

Será que Dória ganhou a vaga de volta? As últimas informações dão conta de que o olheiro da Juventus não gostou do que viu no Sul-Americano Sub-20 e desestimulou o time italiano a contratar o zagueiro revelação do Botafogo. Se for para ficar, que seja para ser titular. Oswaldo, com isso, mostra que o garoto tem prestígio no clube que deu valor à base no ano passado. Até porque não vale a pena ficar com o jogador na reserva sendo desvalorizado. Assim, é melhor vendê-lo logo. E olha que eu era contra a sua venda. Mas penso que ele vá fazer uma bela dupla com o Bolívar. Dória joga sério. Antônio Carlos pensa que é craque. Já basta o Bolívar e sua auto-confiança.

O Botafogo encara o Bangu nesta quinta-feira, às 17 horas, em Moça Bonita. O Botafogo é o líder do Grupo A ao lado do Vasco com três pontos e três gols de saldo.

Postado por Wesley Machado.

Começou

Foto: Alexandre Loureiro/ Lancenet
Lodeiro foi convocado para a Seleção Uruguaia e vai desfalcar o Botafogo

Quando Lodeiro começava a se encontrar no time, vem uma nova convocação para a Seleção Uruguaia, que no dia 06/02 enfrenta a campeã mundial Espanha em amistoso em Doha, capital do Qatar. Lodeiro, portanto, vai desfalcar o Botafogo na 6ª rodada da Taça Guanabara contra o Resende, partida esta que será numa quarta-feira, às 22 horas, portanto será transmitida pela tv.

Tudo bem que é importante a convocação para o jogador, mas isto prejudica o time, pois o jogador não emenda uma sequência. Logo, logo, voltam as eliminatórias. Num jogo importante tudo bem. Este contra a Espanha tem até um chamariz, apesar de ser amistoso. Bom mesmo vai ser ver Lodeiro na Copa das Confederações, na qual a Celeste vai estrear justamente contra a Fúria no dia 16/06 na Arena Pernambuco, em Recife. Aí sim numa competição importante como esta vale a pena ter um jogador do nosso time nos representando.

Loco não foi convocado. E na Seleção Brasileira, Felipão convocou o frangueiro Júlio César, goleiro do lanterna do Campeonato Inglês; e o baixinho Diego Alves, só porque os dois jogam fora do Brasil. Jéfferson ficou de fora. Eu sei que o goleirão do Fogão não deve ter ficado satisfeito. Mas é bom porque assim ele não se acomoda. Por isto que eu preferia Mano, que além da convocações frequentes de Jéfferson, já havia convocado Cortês, Élkeson, Lucas e Fellype Gabriel para os jogos contra a Argentina, em que foram convocados só jogadores que atuam no país.

Postado por Wesley Machado.

Projetando Loco como técnico do Botafogo. Imaginem!

Foto: Alexandre Loureiro/ Lancenet
Loco Abreu de técnico do Botafogo. Seria curioso ver.

 Loco concedeu entrevista para o Sportv, que foi ao ar no Sportv News ontem (terça-feira, 22) à noite, onde falou da sua saída do Botafogo. Loco atribuiu ao técnico Oswaldo de Oliveira a sua saída. Segundo o uruguaio, Oswaldo disse que não precisaria de um centroavante, mas caiu em contradição ao contratar Rafael Marques. Loco acredita que se ele – Loco - ficasse no banco, a torcida pediria a sua entrada, o que pressionaria Oswaldo. Então, por isso, Oswaldo não o queria no time. Ainda segundo o ídolo do Botafogo, a diretoria do clube o queria de volta, mas Oswaldo mais uma vez abriu mão do jogador.

No vídeo da entrevista disponível no site da Sportv não aparece um trecho que foi transcrito no site da emissora de que Loco aceitaria voltar ao Botafogo, mas como técnico, o que considero de bom grado. Loco se diz botafoguense e tem grande identificação com o clube da estrela solitária. Realmente, agora com Bruno Mendes e com o técnico adotando o esquema com apenas um atacante, não vejo a necessidade de Loco. Para se criar polêmicas que só iriam tumultuar o ambiente na equipe, melhor ficar sem Loco mesmo. Bruno Mendes já mostrou que tem faro de gol e se é de gol que precisamos, prá que Loco? Ah! Alguns vão falar por sua personalidade, pelas entrevistas. Sinceramente, isto prá mim não ganha jogo. Não é desfeita com Loco, mas as suas entrevistas já estavam chateando. No começo eram até engraçadinhas, mas depois confesso que encheram o saco.

Que Loco volte como técnico daqui a três anos, que é o tempo do seu contrato com o Nacional. Aliás foi bom ele voltar para casa, para o clube do seu coração. Exatamente no dia 13, no ano 13. Quem sabe, este não vai ser o ano dele. Vou torcer para Loco e, consequentemente, para o Nacional na Libertadores. Torçamos para Oswaldo ganhar pelo menos um tituluzinho este ano. Nem que seja o Carioca. Eu prefiro a Copa do Brasil, que ainda não temos. Foi boa também a permanência do Oswaldo. Quando um técnico tem mais tempo no clube sempre é bom. Vejam o caso de Tite no Corinthians. Ainda mais que os jogadores queriam a permanência de Oswaldo. Já até imagino Loco como técnico. Seria o máximo. Só esperamos que ele não seja uma decepção, como Maradona foi na Argentina!

Postado por Wesley Machado.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Números de Camisas


O número da camisa é um dado importante para um time de futebol. O mais comum é vermos os craques vestindo a 10, que foi imortalizada por Pelé, Zico e Maradona, entre outros. Mas no Botafogo, o número mais importante é o sete que foi de Garrincha. A sete também é o número mais importante da Seleção de Portugal, que já teve vestindo esta camisa o Figo e, agora, quem a veste é o Cristiano Ronaldo.

Na Holanda, por exemplo, a camisa número 14 é a mais importante. Já vestiram esta camisa o craque Cruyff, que faz parte da seleção de todos os tempos da FIFA; e o grande Rijkaard. Para o Botafogo, a camisa número 14 também tem um significado especial, pois foi esta camisa que vestiu Mazolinha, autor do cruzamento para o gol de Maurício (camisa 7) em 89. Túlio Maravilha começou no Botafogo vestindo a nove, mas logo depois passou a usar a sete que lhe deu muita sorte.


Outros jogadores, considerados ídolos, vestiram a sete no Botafogo, como Dodô. Mas o ídolo mais recente do clube da estrela solitária, Loco Abreu, escolheu usar a 13 de sua preferência. Treze que, agora, veste o lateral Gilberto, que estreou com o pé direito no Carioca. Só que agora, o Botafogo tem um camisa 10, Seedorf. E pensar que já tivemos, por exemplo, o sósia de Loco Abreu, Rodrigo Dantas, vestindo a 10 do nosso time. Para vocês verem como as coisas mudaram e para melhor. Andrezinho veste a 17, que era de Herrera.



Ainda bem que no Botafogo não tem esta história de jogador vestindo números grandes, como no basquete, o que acontece em alguns times, como no Flamengo, onde o ex-my love rubro-negro, Vágner Trancinhas, vestia a 99. Ronaldinho Gaúcho, de volta à Seleção com Felipão, vestiu a 80 no Milan; e no ano passado vestiu a 49 no Atlético Mineiro. Bruno Mendes, que no ano passado vestiu a 38, começou este ano com 13 na Seleção, que não deu sorte. Ele não marcou nenhum gol e o Brasil foi desclassificado do Sul-Americano. Agora, Bruno Mendes será o nosso sete. Esperamos que o número mágico dê muita sorte ao nosso artilheiro. Que ele faça muitos gols e nos ajude a ser campeões!

Postado por Wesley Machado.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Em defesa de Fellype Gabriel

Charge: Mário Alberto/ Lancenet
Fellype Gabriel pode ser uma boa opção para o lugar de Renato contundido

"Se o quarto zagueiro já não deve ser um monstro, com muito menos razão deve ser o volante. Esta posição não tem de ser ocupada por um brutamontes, um lutador de judô. Isso é uma idéia militar, apregoada e defendida por treinadores militares."

Esta frase foi dita por Afonsinho em entrevista ao escritor Kleber Mazziero de Souza para o livro "Prezado Amigo Afonsinho", publicado em 1998 pela Método Editora.

Com esta afirmação de Afonsinho de que não precisa ser um brutamontes para jogar de volante, pretendo mostrar para os caros leitores que o Botafogo pode, e muito bem, usar o Fellype Gabriel como volante. Ele, que na final da Taça Rio 2012 contra o Vasco, fez um partidaço jogando nesta posição.

Fellype Gabriel é habilidoso, tem qualidade no passe, chega bem na frente. E ainda teve gente que questionou sua convocação para a seleção.

O problema é que ele é um jogador que volta para marcar constantemente e participa muito do jogo, sofrendo com os embates constantes da partida. Por isso o motivo de ficar extenuado - não é o caso de não ter condições físicas.

Com a contusão do Renato - que ainda não sabemos a gravidade - teríamos um meio de campo e tanto com Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Andrezinho.

O que vocês acham?

Postado por Wesley Machado.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Um bom começo

Foto: Alexandre Loureiro
Andrezinho mostrou sua tradicional categoria, só que de maneira mais efetiva.

O Botafogo fez um bom 1º tempo e se poupou na 2ª etapa. Esta foi a minha percepção do jogo deste domingo (20), dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro; e data que marca os 30 anos de saudade de Garrincha. O espírito do Gênio das Pernas Tortas geralmente não costuma dar sorte ao Botafogo. Mas 2013 começou com uma pitada de boa sorte no lance em que o General Bolívar deu um susto na torcida ao tentar dar de letra na entrada da área - A jogada quase terminou com um gol do Duque de Caxias.

Mas logo depois, numa cobrança de escanteio o adversário tirou mal, a bola sobrou para Andrezinho que, no rebote, dominou e chutou no alto, a bola bateu no mesmo zagueiro que tinha cabeceado e entrou. 1 a 0 Botafogo. Mais um córner, Fellype Gabriel desviou no 1º pau e o zagueirão Bolívar deu um bonito peixinho. Mais um belo gol. O Botafogo seguiu jogando em ritmo de música. E foi numa jogada ensaiada que saiu o 3º gol. Lodeiro cobrou falta pela direita, passou para Fellype Gabriel, que enfiou para Andrezinho cruzar. Henrique furou, Bolívar passou pela bola, mas Antônio Carlos estava lá para colocá-la no fundo das redes (3 a 0).

No segundo tempo, a melhor coisa que aconteceu foi a linda jogada do lateral-direito Gilberto, que driblou dois adversários e quase marcou. Antes ele já havia tentado o gol num chute de esquerda de fora da área. Mostrando bastante personalidade, Gilberto foi um dos destaques da partida, se apresentando ao ataque, mostrando que sabe cruzar e voltando para marcar, cobrindo o seu próprio lado. Fellype Gabriel também esteve muito bem. Ele ocupou bem o lugar de Renato – que saiu machucado - na cabeça de área. Mas o melhor em campo, na minha opinião, foi Andrezinho, pela 1ª etapa que fez, mostrando grande visão de jogo e dando passes precisos.

A nota ruim ficou por conta do atacante Henrique, que não me agradou de cara. Teve algumas chances, mas não aproveitou. Ainda precisa de tempo para mostrar o seu futebol. Não vejo a hora de ver Bruno Mendes com a camisa 7 fazendo gols. Com a entrada dele e de Seedorf e a volta de Lucas, apesar da boa partida de Gilberto, o Botafogo terá um time forte para o Carioca. Isto porque Marcelo Mattos provou que tem de ser titular. Voltou com tudo, mordendo muito, um verdadeiro leão em campo, como é sua característica. Portanto, eu que tinha escalado o Gabriel de volante, volto atrás. Quem esteve muito mal foi o Cidinho, que entrou e errou quase tudo que tentou. Queria ter visto o Sassá em campo hoje, mas Oswaldo preferiu colocar um zagueiro e o sósia do Loco, Rodrigo Dantas. O Botafogo volta a campo na quinta-feira, às 17 h, para enfrentar o Bangu em Moça Bonita.

Postado por Wesley Machado.

30 anos sem Mané Garrincha




Não, eu nunca vi Garrincha jogar. Mas amante do futebol que sou, e botafoguense apaixonado, consegui há uns 25 anos ver o filme "Garrincha, alegria do povo", e dali em diante minha admiração e reverência ao craque só aumentou.
Há exatos 30 anos, Mané nos deixava. Lembro-me bem do dia. Jogava pelada na rua de chão da Rua Nossa Senhora Aparecida, em São Cristóvão, Cabo Frio. Tinha 11 anos. Ainda não tinha a exata noção do que ele representava. Mas vi reportagens sobre ele que aguçaram a minha curiosidade. 
Naquela época não existia internet, nem essa facilidade de comunicação dos dias de hoje. Na época em que ele brilhou, muito menos. Caso existisse, alguns conceitos cairiam. Outros surgiriam. 
Ontem vi uma matéria no Jornal Nacional sobre Garrincha. Ruy Castro, escritor de um livro sobre o craque disse acreditar que Neymar pode vir a ser um novo Garrincha. Respeito demais o Ruy, mas recomendo que vocês vejam este filme (clique aqui), visitem esta página no Globoesporte.com , ou pesquisem outros vídeos de Mané.
Nunca vai existir um novo Garrincha.


"Aí é que está o milagre:
— o povo ria antes da jogada,
da graça, da pirueta.
Ria adivinhando que Garrincha
ia fazer a sua grande ária,
como na ópera."
Nelson Rodrigues


"Garrincha foi o homem que mais alegrias deu em toda a história do futebol. Quando ele ali estava,
o campo era uma pista de circo;
a bola, um animal amestrado;
o jogo, um convite à festa."
Eduardo Galeano


Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar
de tudo e de todos".
Carlos Drummond de Andrade


Jogamos 12 anos e nunca perdemos juntos. O Garrincha era um jogador muito individualista, mas para o time era maravilhoso. Todo time precisava de dois, três para marcar o Garrincha, mais um, dois para marcar o Pelé.
Aí os caras estavam ferrados
Pelé

Postado por Neto Cordeiro.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sai a numeração fixa do Fogão. Adivinha quem é o 7??

Foi divulgada hoje a numeração oficial  do Fogão para a temporada.

Confira como ficou a numeração do elenco alvinegro:


1 - Jefferson

2 - Lucas
3 - Antônio Carlos
4 - Bolívar
5 - Marcelo Mattos
6 - Márcio Azevedo
7 - Bruno Mendes

8 - Renato
9 - Henrique
10 - Seedorf

11 - Fellype Gabriel
12 - Renan
13 - Gilberto
14 - Lodeiro
15 - Gabriel
16 - Lima
17 - Andrezinho
18 - Jadson
20 - Rafael Marques
21 - Dória
22 - Andrey
23 - Rodrigo Defendi
25 - Lucas Zen
26 - Julio Cesar
27 - Cidinho
28 - Fabiano
29 - Sassá
30 - Jeferson
31 - Vitinho
33 - Matheus
34 - Gegê
35 - Rodrigo Dantas


Postado por Neto Cordeiro.

Seleção joga hoje pela classificação no Sub-20

A Argentina já foi. Mesmo vencendo ontem (quinta-feira), os “hermanos” ficaram de fora do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. Nesta sexta, às 21h, o Brasil joga contra o Peru, precisando ganhar para se classificar. O Sportv transmite a partida ao vivo. Bruno Mendes está confirmado no time titular. Torcemos para que ele possa ajudar a Seleção, mas esperamos que os jogadores da Amarelinha também o ajudem criando jogadas, pois para quem tá acostumado com Seedorf no meio-campo, ter de aturar Felipe Anderson, Rafinha e Mattheus, é brincadeira! Mas vamos nessa!

Postado por Wesley Machado.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Convidado do Programa "Bola e Música" da ESPN, Ronnie Von afirma: "A partir de agora, o Botafogo vai ter toda a sorte do mundo!"

Convidado do Programa "Bola e Música" da ESPN, apresentado pelo flamenguista Rodrigo Rodrigues, xará do meu amigo surfista "Cavalinho", o botafoguense Ronnie Von, neto de um dos fundadores do clube, afirmou que "o futebol é um jogo, que depende de sorte e azar e que na maioria das vezes falta sorte aos botafoguenses, mas que o importante é confiar no elenco que, a partir de agora, o Botafogo vai ter toda a sorte do mundo"! Confira o vídeo neste link.

Postado por Wesley Machado.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Com Bruno Mendes de titular, Brasil vence a 1ª no Sul-Americano Sub-20

Foto: Agência AFP/ Globoesporte.com
Felipe Anderson comemora gol que deu a vitória ao Brasil. Bruno Mendes colocou uma bola na trave de cabeça.

Com o atacante do Botafogo, Bruno Mendes, vestindo a camisa 13 e atuando pela primeira vez desde o início da partida, a Seleção Brasileira venceu na noite desta quarta-feira (16) a Seleção da Venezuela pelo placar de 1 a 0, em partida válida pelo Sul-Americano Sub-20. O gol do Brasil foi marcado por Felipe Anderson, de pênalti, no 1º tempo.

Bruno Mendes, que jogou até o final sem ser substituído, colocou uma bola na trave de cabeça na 1ª etapa. No 2º tempo teve mais uma chance de cabeça. Mas a equipe brasileira criou muito pouco para o atacante do Botafogo, que aproveitou para ajudar os companheiros voltando nas cobranças de escanteio contra para tirar a bola no 1º pau várias vezes.

O zagueiro Dória teve um gol anulado erroneamente pelo bandeira na segunda etapa. Dória concluiu um chute no rebote do goleiro, num lance legal. O bandeirinha deu impedimento do zagueiro do Botafogo, quando na verdade quem estava impedido era o atacante, também do Botafogo, Bruno Mendes , que não participava do lance.

Com o resultado o Brasil, que até o início da rodada era o lanterna do grupo, subiu para a terceira posição com 4 pontos em 3 partidas. A Seleção volta a campo na sexta-feira (18), às 20h30, para enfrentar o Peru; dependendo das suas próprias forças para se classificar para o hexagonal final.

Postado por Wesley Machado.

Atualização: Com a vitória do Equador sobre o Peru ontem (quarta-feira) à noite após o jogo do Brasil, a Seleção caiu para o quarto lugar no grupo, mas ainda assim depende de si própria para se classificar para o hexagonal final. No confronto direto com o Peru sexta-feira, uma vitória basta para o Brasil ficar entre os três primeiros na 1ª fase, à medida que o Equador (2º colocado com cinco pontos, o mesmo número de pontos do líder Uruguai, que folgou ontem) tem quatro jogos e folga na última rodada. Lembrando que os quatro primeiros da fase final se classificam para o Mundial da categoria, que será realizado entre junho e julho de 2013 na Turquia.

Com dois gols de pênalti, Botafogo é derrotado pelo Fortaleza e é eliminado da Copinha

Depois de duas notícias boas nesta quarta-feira (16) - a barração de Rafael Marques para a entrada de Henrique e a titularidade de Bruno Mendes na Seleção - temos uma notícia ruim. A eliminação do Botafogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta quarta-feira, o Botafogo perdeu para o Fortaleza pelo placar de 2 a 0, dois gols de pênalti a partir dos 33 minutos do 2º tempo, e ficou de fora das oitavas-de-final da competição.

Postado por Wesley Machado.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Atacante Herrera pode estar voltando para o Brasil, mas não para o Botafogo

Em entrevista há poucos minutos ao programa Arena Sportv, o ex-técnico do Botafogo e atual técnico do Vitória da Bahia, Caio Jr., revelou que o clube baiano está atrás do atacante argentino Herrera, que está nos Emirados Árabes; e pode desembarcar no Brasil para jogar no rubro-negro. Outro ex-jogador botafoguense que pode pintar no Vitória é o meia Renato Cajá, que também jogou com Caio Júnior no Botafogo. O detalhe é que tanto Renato Cajá como Herrera eram reservas com Caio Júnior.

Postado por Wesley Machado.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sem a entrada de Bruno Mendes, Brasil perde por 3 a 2 para o Uruguai e se complica no Sul-Americano Sub-20

Foto: AP/ Globoesporte.com
Técnico tirou volante Misael, do Grêmio, que tem sido o melhor jogador do time. Ao fundo, desfocado, o zagueiro do Botafogo Dória, que não tem estado bem nas primeiras partidas.


A Seleção Brasileira ainda não emplacou no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Também pudera, o técnico Émerson Ávila se dá ao luxo de não usar o goleador do Botafogo Bruno Mendes, que já mostrou no final do Brasileirão do ano passado do que é capaz. Prefere apostar num atacante que sai da área e joga mais pelos lados, uma nova mania dos treinadores. O Ademílson, já disse não é mau jogador, é habilidoso, mas definitivamente não tem cacoete de centroavante. Mas tem as costas largas. Foi indicado pelo Lucas  Piazón, do Chelsea. E as pessoas têm mania de valorizar mais o que é de fora.

No jogo deste sábado (12), a Celeste Olímpica abriu 2 a 0, gol um gol do camisa 13 Laxalt, no primeiro tempo e um gol de pênalti do camisa 9 Rolán no segundo. No primeiro gol, o zagueiro do Botafogo Dória não conseguiu tirar uma bola do adversário. O Brasil empatou com dois gols relâmpagos, o primeiro num lance em que Dória dividiu com o goleiro e o atrapalhou. Marco Júnio, do Fluminense, empatou num belo gol, mas depois perdeu um gol incrível, digno de “Inacreditável Futebol Clube”. Gol que certamente Bruno Mendes não perderia.

O narrador e o comentarista do Sportv, que transmitiu a partida, de maneira incisiva diziam que o Rafael Alcântara, conhecido como Rafinha, pode resolver o problema da Seleção. Só porque ele joga no Barcelona, grandes merda; e é filho do Mazinho. Sobre o Bruno Mendes não falam nada. Ele que é titular do Botafogo, grande revelação do ano passado. Centroavante de ofício, tem faro de gol. Este não, não é solução para a Seleção.

Por isto tudo que eu torci para o Uruguai depois que o técnico da Seleção fez as três substituições e não colocou o Bruno Mendes. E a minha torcida deu certo. Apesar do Brasil ter empatado, no finalzinho, Laxalt, camisa 13, que havia feito o primeiro gol, fez uma bela jogada, carregando a bola desde o seu campo e deu um belo passe para Lopes marcar.

Final de jogo: 3 a 2 para a Celeste Olímpica, que tem entre seus jogadores um chamado Jim Morrison, que joga com o nome de um craque antigo, campeão mundial em 1950, Varela. O Brasil fica com apenas um ponto. O Uruguai vai à quatro. O Brasil folga na próxima rodada e volta a campo na quarta-feira (16), às 20h45, para enfrentar a Venezuela. Na sexta-feira (18), às 20h30, pega o Peru.

Sinceramente torço para a Seleção voltar para casa mais cedo, o que é muito difícil, pois num grupo de cinco classificam-se três. Assim Bruno Mendes viria a Macaé no dia 03/02, jogo em que pretendo ir e ver este que em pouco tempo de clube, já pode ser considerado um ídolo!

Postado por Wesley Machado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ESPN trata Bolívar como novo general do Fogão

Imagem: Fox Sports
Bolívar já treinou no clube.

O novo general do Botafogo. Assim a ESPN, em reportagem que foi ao ar há poucos minutos no "Bate Bola" tratou o mais recente reforço do Botafogo, que foi apresentado na tarde desta sexta-feira (11) em General Severiano. Na entrevista, Bolívar, capitão do Inter na conquista da Libertadores de 2010, conta que ainda não tem os títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão, os quais pretende conquistar no seu novo clube. Bolívar afirmou que espera levar sua estrela para o clube que tem como símbolo uma estrela.

A reportagem da ESPN ressaltou uma coisa que eu não lembrava. Em frente à sede do Botafogo, General Severiano, tem uma estátua de Simón Bolívar, herói da independência dos países da América Espanhola no início do século XIX. O novo general do Botafogo revelou que seu nome é Fabian Guedes, mas que ele é conhecido por Bolívar, que é o forte nome do seu pai, que também foi jogador.

Taí um grande contratação do Botafogo, feito na surdina, como foi feita a contratação do Renato, por exemplo e como gosta meu amigo Alexandre Henriques! Bolívar chega para ser titular, assim como o lateral-esquerdo Júlio César, que eu não sabia, tem passado rubro-negro, conforme mostrou durante a semana reportagem do Globo Esporte.

Postado por Wesley Machado.

O melhor Botafogo de agora

O time ideal do Botafogo, mediante as contratações até agora é, a meu ver: Jéfferson, Lucas, Dória, Bolívar e Júlio César; Gabriel, Renato, Lodeiro, Andrezinho e Seedorf; Bruno Mendes. Seguindo o esquema do treinador com apenas um atacante. Se alguém tem alguma objeção, a faça nos comentários! Explico que optei por Gabriel na cabeça de área, pois este, na minha humilde opinião, foi uma grande revelação no ano passado. E todo time precisa de um garoto como ele, que é um motorzinho. Até porque o Marcelo Mattos vem de contusão.

Postado por Wesley Machado.

Copa SP de Futebol Júnior: Botafogo empata em 1 a 1 com o Taubaté e se classica para a 2ª fase como o 1º do seu grupo

Jogando no Estádio Joaquim de Morais Filho, o "Joaquinzão", em Taubaté-SP, nesta sexta-feira (11), o Botafogo empatou em 1 a 1 - saiu atrás no placar - com o time da casa, gol do atacante Vinicius, em partida válida pela 3ª rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o resultado, o Botafogo, que havia vencido as duas primeiras partidas na competição, garantiu a classificação para a 2ª fase como 1º colocado no Grupo O. O adversário do Botafogo na próxima fase será o 1º lugar do Grupo P, que está entre Fortaleza e São Bernardo, que se enfrentam neste domingo (13), às 11 horas.

Postado por Wesley Machado.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sul-Americano Sub-20: Bruno Mendes entra com a camisa 13 da Seleção, mas não a tempo de fazer gol

Jogando no Estádio Bicentenário em San Juan, na Argentina, o Brasil empatou em 1 a 1 com o Equador nesta quinta-feira (10) na estreia do Campeonato Sul-Americano Sub-20. A boa seleção equatoriana saiu na frente com um gol de cabeça, numa jogada na qual o zagueiro do Botafogo Dória não conseguiu alcançar a bola. Mas Dória se redimiu e fez uma bela partida, com várias antecipações e tiradas de bola. No segundo tempo, a jovem revelação botafoguense quase marcou um gol em cobrança de falta ensaiada.

O atacante Bruno Mendes, também do Botafogo, entrou na segunda metade da segunda etapa, mas não teve nenhuma chance clara de gol. Jogando com a camisa 13, que fez fama com o ídolo Loco Abreu - que voltou para o Nacional do Uruguai para encerrar a carreira de jogador - Bruno Mendes não teve tempo de marcar em sua estreia pela Seleção, como vinha fazendo nos treinos. Os jogadores da Amarelinha pareciam secar o jogador do Botafogo, que sofreu forte macacão da rápida e bem aplicada seleção do Equador. O Brasil chegou ao empate ainda no 1º tempo por meio de um gol contra.

A Seleção Brasileira volta a campo no sábado (12), às  21 horas, para enfrentar o Uruguai. Esperamos que com Bruno Mendes, camisa 13, no time titular! Só uma observação para terminar. Eu tô ficando velho mesmo. O Mattheus "Embala Neném", filho do Bebeto, hoje é jogador da Seleção Sub-20. Lá se vão quase 18 anos. Quase o mesmo tempo em que o Botafogo não é campeão Brasileiro. E olha, vamos ser justos e imparciais, o menino Mattheus é bom de bola, tem um bom chute, só é um pouco franzino como o pai. Mas mesmo sendo do rival Flamengo, temos de reconhecer que se trata de um jogador promissor, assim como o Adryan, apesar deste me parecer mais um vagalume, com alguns brilharecos. Ainda assim, se bem trabalhado, tem futuro!

PS: Já ia me esquecendo. Neste jogo, um lance incrível. Quando o jogo ainda estava 1 a o para o Equador, O camisa 8 equatoriano Cevallos, filho do veterano goleiro de mesmo nome, chutou uma bola do meio campo e quase surpreendeu o goleiro brasileiro. A bola bateu caprichosamente na trave! Seria um golaço e merecido.

Postado por Wesley Machado.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Valeu, Loco!!!



Os principais sites já informam que o artilheiro Loco Abreu fechou seu ciclo no Glorioso. Retorna ao seu clube de coração, o Nacional do Uruguai, onde deve encerrar sua carreira. 
Meu muito obrigado a Loco pelos gols, pela raça, pelos esporros nos repórteres e , principalmente pela cavadinha em 2010 em cima do time da gávea.
Com a camisa do Botafogo, Loco fez 101 jogos, marcando 62 gols.
Que seja feliz em sua terra natal e volte ao Brasil para a disputa da Copa de 2014. Terá a minha torcida, como já teve na Copa passada.

Postado por Neto Cordeiro.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Sobre os reforços

Olá, companheiros colaboradores e leitores do Blog. Cá estamos nós, iniciando mais uma temporada. E junto com o Botafogo, sempre. Nessa primeira postagem de 2013 vamos falar sobre os reforços já contratados para o ano. Até agora são cinco caras novas no elenco.

A defesa ganhou os zagueiros André Bahia e Rodrigo Defendi, além do lateral esquerdo Júlio César. E o ataque passa a contar com Anderson Aquino e Henrique. A diretoria ainda tenta um lateral direito, outro zagueiro e mais um atacante para fechar o grupo.

Sobre André Bahia, lembro vagamente: nos tempos de mulambada, era um beque ao estilo Júnior Baiano. Talvez menos atabalhoado. E mais discreto, também. Esse Rodrigo Defendi (sobrenome próprio para um defensor, não?) é um ilustre desconhecido de bom currículo. Jogou na Inglaterra, na Itália e em Portugal.

O Júlio César ganhou destaque no Goiás, como um lateral eficiente. Me parece que a chegada dele sinaliza a saída de Márcio Azevedo. Não faz muito sentido ter três laterais esquerdos no plantel, já que Lima permanece. Creio que Márcio vai acabar desembarcando nas Laranjeiras. É questão de tempo.

Os homens de frente prometem. Esse Henrique despontou como grande promessa no São Paulo e na Seleção Sub-20. É muito rápido e sabe fazer gols. E Anderson Aquino balançou as redes 27 vezes nos últimos dois anos de Coritiba, um número razoável.

O quinteto não chega a ser uma aposta. Também não são os jogadores dos sonhos. Dentro da realidade, principalmente a financeira, é o que se pode ter no momento. E o Botafogo costuma dar sorte com jogadores assim, de certa experiência e que chegam sem badalação. Tomara que dê certo.

Postado por Álvaro Marcos.