segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Foi na fé!


Antes que Cássio me cobre, vou logo dizendo que cumprirei a promessa de caminhar até Santa Cruz, onde está localizada a Igreja de Santa Rita de Cássia, de quem a mãe de Cássio, a querida dona Euzy Peixoto, duas vezes candidata a prefeita de Campos, é devota e que inspirou o nome do nosso amigo botafoguense. Pois que em 2009, Cássio recorreu à Santa, conhecida por atender causas impossíveis; e com ajuda dela e do endiabrado Jóbson nos livramos do rebaixamento. De quebra, faturamos o título do Campeonato Carioca de 2010. E a promessa foi cumprida por Cássio, Álvaro Marcos e Fabiano Seixas, o "Sepé". Eu furei pois no dia posterior ao marcado para cumprir a promessa, tinha uma prova de concurso e fiquei receioso de prejudicar a minha preparação.

Mas em 2014 prometo que vou sim a pé até Santa Cruz, como Cássio pediu. Em 2010, o 22 de maio, data em que é comemorado o dia de Santa Rita de Cássia, caiu num sábado, o que facilitou a peregrinação. Em 2014, cairá numa quinta-feira. Vamos ver o que faremos para nos adequar às atividades diárias. Um motivo a mais para agradecer à Santa Rita de Cássia é que descobri que a Santa das Causas Impossíveis é Padroeira do Santos. Isto mesmo. Logo o time de São Paulo que tem nome genérico e que poderia ser de qualquer Santo, é devoto logo de Santa Rita de Cássia. E se não fosse o Santos, o Botafogo não estaria na Libertadores. Não bastava ao Botafogo a vitória sobre o Criciúma, que aconteceu. Mas, numa combinação de resultados, o Santos também venceu o Goiás e mantivemos o sonho da classificação à principal competição continental.

Devemos muito também à Nossa Senhora da Conceição, a quem o Botafogo foi consagrado no dia da fusão do Botafogo de Futebol com o Botafogo de Regatas, dia 8 de dezembro de 1942, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Foi também num dia 8 de dezembro que a sede de General Severiano foi devolvida ao Botafogo, em 1995. Dias depois fomos campeões brasileiros. E calhou de a última rodada do Brasileirão 2013 cair no dia 8 de dezembro. Não à toa eu estava tão confiante da classificação, mesmo diante da incredulidade do meu pai, que achava quase impossível dar tudo certo. Ainda teríamos de esperar mais três dias pela final da Copa Sul-Americana. Não poderia a Ponte Preta, Macaca Velha, depois de mais de 100 anos de tradição em amarelar em finais, dar o ar da graça logo quando o Botafogo precisava que o Lanús no fim do túnel não se apagasse.

Foi aí que estrela brilhou. Lá do céu, Nilton Santos, morto recentemente; Armando Nogueira, Garrincha, Didi, Heleno de Freitas, João Saldanha, Sandro Moreyra, Carlito Rocha, Biriba e outros botafoguenses históricos, rezaram por e para nós. E Deus quis. Agora ficamos sabendo que lá do alto, passando pelo time equatoriano, teremos pela frente o time do Papa. Isto mesmo. O San Lorenzo da Argentina, para o qual torce o Papa Francisco, será nosso primeiro adversário em casa na fase de grupos. Será uma tarefa árdua vencer os pedidos de Homem tão próximo do Senhor. Mas o Botafogo é forte. Jesus, o Libertador, sofreu como sofremos nós torcedores deste clube ao mesmo tempo Glorioso e cheio de estigmas. Não podes perder, perder para ninguém. Botafogo, Botafogo, é chegada a sua hora. Vamos com fé. Que a vitória vem para quem luta.

Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário