quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sabem por que eu não sou flamenguista?

Respondo. Em 1981 - ano em que eu nasci - depois de o Botafogo eliminar o Flamengo nas quartas-de-final do Brasileiro no jogo em que ficou famoso pelo drible desconcertante de Mendonça em Júnior. A torcida falange rubro-negra se infiltrou no ônibus do Botafogo que foi para São Paulo para o jogo contra o São Paulo e matou um botafoguense.

Como não existem mais registros deste episódio na internet - procurei em tudo e não achei - não tenho maiores detalhes sobre este incidente, o qual tomei conhecimento por uma reportagem da Revista Placar, a qual também não encontro mais. Prometo que quando tiver maiores detalhes sobre este assassinado de um botafoguense pela torcida do Flamengo - em 2005 houve outro - posto aqui no blog.

Assim como um fiscal da Marlene Mattos confiscou um VHS que eu tinha com o filme "Amor, Estranho Amor", em que a Xuxa faz relações sexuais com uma criança de nove anos, perdi esta revista. Tenho apenas umas anotações que fiz para um artigo que fiz na época em que o Botafogo voltou para a 1ª divisão. Lembra Cássio?

Assim como também sumiram com as imagens da goleada de 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo em 1972. Aliás a goleada foi no dia do aniversário do rubro-negro, 15 de novembro. Coincidência ou não. Neste domingo, 3 de março, é o aniversário do maior ídolo dos flamenguistas, Zico, o galinho amarelão, que perdeu três copas do mundo, inclusive em uma perdeu um pênalti decisivo.

Por tudo isto, pela característica marginal do flamenguista, que eu não torço para este time - salvo raras excessões - de bandidos. Dizem que o Flamengo tem uma grande torcida. Realmente. E digo ainda mais. A torcida do Flamengo é maior ainda do que dizem. Pois quando pesquisam não perguntam nos presídios e favelas. Rs!

Para terminar fazendo relação com a violência da torcida, meu avô materno que queria me forçar a ser flamenguista me contou que certa vez no Maracanã, saiu pelo lugar errado e - ele com a mulher e um filho adotivo, todos com a camisa do Flamengo - se encontraram com a torcida do Botafogo. Alguns até pensaram em agredí-lo, mas a maioria falou: "Deixa o coroa!". No que meu avô pôde seguir adiante.

Tenho certeza que se fosse o contrário, um grupo de botafoguenses encontrasse com a torcida do Flamengo, estes não ficariam vivos. Taí o motivo pelo qual o torcedor do Botafogo não vai ao estádio em jogos contra o Flamengo.

Certa vez tive de ir com a camisa do Brasil para não criar problema. Ainda assim, na volta no metrô. Um grupo de torcedores disse: "Este tem cara de botafoguense", como se procurassem briga. Mas ficaram só olhando e não fizeram nada comigo.

Por isto que não dá mais vontade de ir a estádio de futebol, por mais que saibamos que a verdadeira emoção do esporte está no estádio.

Sábado vou no jogo do Goytacaz com o Americano aqui em Campos. E já soube que - por mais que os chefes de torcida tenham se reunido com a PM e prometido trégua na violência - parece que tem gente já marcando briga pelas redes socias.

Gente, futebol não é isto. Vamos discutir rivalidade no campo do debate falado. Com argumentos. Cada um tem um motivo especial para torcer por determinado clube.

O que aconteceu na Bolívia creio tenha sido um acidente. Não pode é a Globo forçar a barra para um menor ser entregue e servir de bode expiatório.

Como Cássio, às vezes dá nojo do futebol. Do que acontece nos bastidores. Vamos torcer para o nosso time no domingo, mas sabemos que nas salas da FFERJ e da COAFRJ o dinheiro rola para favorecer ao time da Globo e do apito

Ficamos torcendo para nosso time mostrar dentro de campo que é melhor, mas sabemos que no fundo sempre tem alguma coisa por trás.

Vamos esperar para ver, não sendo pessimistas, mas realistas!

Até porque, em se tratando de Botafogo, tudo pode acontecer!

Escrito por Wesley Machado.

2 comentários:

  1. Legal sua história.

    Mas, acho que não tem nada a ver deixar ir a um jogo Fla X Bota.

    ResponderExcluir
  2. É, Gildo. Mas o time também não ajuda. Ou vai dizer que você teria coragem de ir no jogo deste domingo?

    ResponderExcluir