segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fora de sintonia

Sábado, 28 de julho. Dia de Botafogo x Figueirense, mais um compromisso do alvinegro pelo Campeonato Brasileiro. Décima terceira rodada. Obrigação de vitória por vários motivos; jogo em casa, o adversário na lanterna e os últimos quatro resultados não foram positivos. Grande expectativa também pela mudança tática promovida pelo treinador que, enfim, lança dois atacantes desde o início.

Bar Universitário, ali na Avenida Alberto Torres, em frente à Faculdade de Filosofia de Campos, reduto botafoguense pelas bandas do Parque Leopoldina, surge como cenário ideal para acompanhar a partida. O proprietário e outros torcedores se posicionam estrategicamente e, entre goles e goles em dezenas de cervejas espalhadas pelas mesas, aguardam ansiosos o apito inicial. Falou-se, à boca miúda, até em goleada.

De repente, apreensão no ambiente. Um senhor, já visivelmente alterado pelo excessivo consumo de álcool, faz peripécia em pleno salão. Uns riram, outros se preocuparam e o garçom tratou de jogar um balde d´água fria na situação - especificamente sobre o corpo do indivíduo desprovido momentaneamente de certas noções de civilidade. Imediatamente uma improvisada faxina foi providenciada.

Já em pé, o protagonista da cena escorrega sobre o chão ensaboado. Cai no cólo de outro homem. Mais risos. E tensão. De repente, cambaleante, desaba de vez, já numa imensa poça. Dois o ajudam a levantar. Uma cadeira é colocada próximo a calçada e lá o cidadão embrigado senta para se recuperar. Tentou balbuciar algumas palavras, mas o som emitido era inaudível. Assim como seus gestos, fora de órbita.

Falta de sintonia clara e evidente. E, guardadas as devidas proporções, o que aconteceu a poucos metros se repetiu na tela da TV. No gramado, em grande parte do primeiro tempo, o Botafogo também demonstrou falta de lucidez. Parecia estar, igualmente, sem nenhum entendimento do que se passava. Levou sustos. Titubeou. Tropeçou nas próprias pernas. Causou perplexidade. E dó. Foi envolvido e, pior: se deixou envolver.

Como nas histórias de final feliz, tudo deu certo no final. Um chute de Andrezinho, o desvio no zagueiro e a única bola nas redes adversárias garantiu o suado triunfo. Trôpego e refeito o suficiente apenas para andar a passos lentos e tortos, o devastado consumidor etílico vai embora. Assim como o time. Igualzinho. Envergou, envergonhou, mas levantou-se a tempo de evitar a desonra. Que da próxima vez, ambos os caminhos sejam menos tortuosos.


Animado grupo de botafoguenses acompanha jogo do Bar Universitário

sábado, 28 de julho de 2012

Vitor Júnior fazendo m.....


O quebra-cabeças começa a ser montado. Vejam a matéria abaixo do IG:
O meia Vítor Júnior, do Botafogo, está tendo problemas com seus vizinhos. Na última sexta-feira, o atleta do Botafogo recebeu comunicado de que o condomínio em que vive, no Rio de Janeiro, entrou com ação judicial para  tentar acabar com as festas de arromba em sua casa. De acordo com o jornal "Extra", o atleta alvinegro receberá uma multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.
O condomínio "Riomar 11" reclama de cinco festas promovidas por Vítor Júnior desde que ele chegou ao Botafogo, em maio deste ano - com direito a som no volume máximo. A primeira celebraçcão aconteceu logo em sua chegada ao Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, o meio-campista organizou outra festa, esta com cerca de 100 pessoas e só parou a festa após as 5h da manhã, por ordem da polícia.

Futura Press
Vítor Júnior: pagode nas alturas e problemas

Segundo o "Extra", Vítor Júnior organiza as festas de arromba tanto em caso de vitória como de derrota do Botafogo. A última balada, com direito a pagode varando a noite, aconteceu no domingo, após a derrota alvinegra para o Grêmio, na estreia do astro Seedorf. Vítor Júnior já recebeu três multas do condomínio, todas no valor de um salário mínimo.
Dentro de campo, o meio-campista também vive situação complicada. O técnico Oswaldo de Oliveira decidiu abandonar o esquema com apenas um atacante e escalou Rafael Marques, barrando Vítor. Com isso, o meia irá acompanhar a partida contra o Figueirense, às 21h (horário de Brasília) deste sábado do banco de reservas do Engenhão.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Olímpiada: Lodeiro marca e Uruguai vence Emirados Arabes (2 a 1)

Foto: Agência AFP

Lodeiro entrou no intervalo, mudou o jogo, e fez o gol da vitória de virada da Celeste Olímpica

Não vi o jogo. Estava fazendo uma matéria no Imbé. Mas ao chegar à redação o fotógrafo vascaíno Check já tinha visto no Globo.com que o novo reforço do Botafogo havia marcado. Ao acessar o Globoesporte.com, confirmo a notícia. Lodeiro fez o gol da vitória do Uruguai por 2 a 1 de virada sobre os Emirados Árabes na estreia da Olímpiada.

O gol de Lodeiro saiu aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo virou 1 a 1. Antes de Lodeiro marcar, o ex-botafoguense Arévalos Rios quase marcou. Suárez, que faz dupla com Cavani - os três são os jogadores com mais de 23 anos - foi vaiado pelos ingleses. Ele que joga no Liverpool e o jogo foi no estádio do Manchester United.

O post do Globoesporte diz que Lodeiro, que entrou no intervalo, mudou o jogo. Que pena não ter assistido a partida. Pelos comentários, Lodeiro jogou muito. Tem até palmeirense dizendo que ele parece o Valdívia, mas é mais rápido e melhor que o chileno. Outro diz que ele não erra passes.

Não vou torcer para o Uruguai vir mais cedo para casa. Pelo contrário vou torcer para a Celeste Olímpica ser campeã! Mas não vejo a hora de ver Lodeiro com a camisa do Botafogo!

O próximo jogo do Uruguai será no domingo, às 13 horas (de Brasília), contra Senegal.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hora de acabar com a festa né Botafogo?

Foto: Mauro Pimentel/Terra
Eu preferi não falar disso no jogo de estreia de Seedorf, e desde o jogo contra o Santos eu estou evitando tocar nesse assunto, mas duas coisas já estão bem claras em relação ao Botafogo, aliás duas não, três: o Botafogo ainda não sabe jogar com Seedorf; o esquema de Oswaldo de Oliveira não está funcionando; e finalmente, o Botafogo precisa de um atacante no "estilo" Herrera.
Eu notei isso desde a estreia do holandês, falei sobre isso no Twitter, e o Oswaldo falou na coletiva pré-jogo contra o Vasco: o Botafogo está intimidado, tem melindres ao jogar com Seedorf e está sofrendo mais que o holandês para se adaptar ao futebol do camisa 10. Não sei se o uruguaio Lodeiro será a solução de todos os problemas do time alvinegro, mas um atacante precisa ser contratado urgentemente, além de mais um zagueiro, lógico, outro grave problema do Glorioso.
A impressão que se tem ao ver o time do Botafogo jogando é de uma equipe desarrumado, que vai se adequando ao jogo, se adequando ao adversário, um esquema que infelizmente parece não funcionar mais. A quantidade de passes errados do Botafogo é absurda. Contra o Grêmio foi inacreditável e hoje contra o Vasco foi novamente uma tristeza. Muitos passes erados e um ataque inoperante.
A cada falha, a cada gol perdido, a cada chance que não é sequer construída, eu começo a pensar na saída de Loco Abreu. Está cada vez mais forte o sentimento de que o uruguaio não precisava ter sido sacado do time e que mesmo com a venda de Herrera, que parece ter sido inevitável, o Loco teria lugar em um esquema menos suicida.
A janela para transferências internacionais já fechou, então não existem mais chances de um atacante chegar do exterior. Portanto, um zagueiro e um novo atacante só podem chegar do Brasil mesmo. Da Série A, jogadores de renome e com um currículo decente já estão jogando e já completaram o número de partidas por seus clubes. O jeito então é buscar na Série B, ou garimpar na Série A os atacantes decentes que ainda não completaram sete partidas por suas equipes. O que o Botafogo vai fazer eu não sei, mas tem que fazer rápido, pois a partida contra o Vasco ligou o sinal de alerta em General Severiano. Com ou sem Seedorf, tá na hora de parar de fazer festa e começar a, efetivamente, jogar futebol.

terça-feira, 24 de julho de 2012

As últimas do Fogão

Andrezinho recebeu proposta de um time da Arábia Saudita, mas deve ficar no Botafogo.

Na semana passada, saiu a notícia de que Lucas também teria proposta do Sevilla-ESP.

Mas como a lateral direita é de difícil reposição, ele também vai ficar.

Depois de Fred criticar o gramado do Engenhão, Fluminense voltará a jogar em Volta Redonda.

Parece que o Flamengo também vai mandar jogos fora do Engenhão.

É isso mesmo, agora que voltamos a lotar o Engenhão, não precisamos da receita dos jogos desses times sem estádio.

Rafael, goleiro do Santos, foi cortado da Seleção.

O jogador machucou o cotovelo num treinamento ao bater com os bonecos que ficam no campo.

Mais uma maldição botafoguense!

O Mano preteriu o Jéfferson.

Ainda bem.

Senão íamos ficar sem nosso paredão por um bom tempo.

Ou não.

Se a Seleção voltar mais cedo.

Eu vou torcer é pra Celeste Olímpica, de Lodeiro!

Prá terminar, Seedorf deve ser poupado do clássico desta quarta-feira, às 20h30, contra o Vasco, no Engenhão.

O jogador, que fez seu primeiro jogo da temporada no domingo - a última partida dele tinha sido em maio - estaria cansado.

Tudo bem. Já imaginava isso mesmo.

Afinal o holandês não é mais um garoto.

Vejam o Juninho Pernambucano no Vasco, que também não tem condições de jogar domingo e quarta-feira.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Novo Botafogo

A postura da torcida do Botafogo no final da partida de ontem (domingo, 22) contra o Grêmio mostra que o clube já atingiu um novo patamar no futebol brasileiro. A torcida, que lotou o Engenhão, cantou para incentivar nos últimos minutos o time, que buscou o gol o jogo todo. Um reconhecimento à vontade e dedicação dos jogadores apesar do resultado negativo.

E essa nova postura da torcida se deve à chegada de um jogador, que já mostrou o que pode fazer pelo time e pelo clube. Mesmo em início de temporada – ele não jogava desde maio – Seedorf apareceu bem em alguns lances no primeiro tempo, mas foi no segundo tempo que encontrou a sua melhor posição jogando mais recuado e centralizado.

A opção do técnico Oswaldo Oliveira de deixar Andrezinho no banco foi criticada por algumas pessoas. Seedorf começou jogando pela esquerda, depois foi para a direita. A meu ver, quem deveria ter saído para a entrada do Seedorf era o Vitor Júnior, que não vem bem nos últimos jogos. Ele é rápido, mas erra muitos passes.

Torcida Inteligente

Voltando à questão da torcida, o próprio Seedorf ficou surpreso com a reação dos torcedores, que apoiaram o time, mostrando mais uma vez que o torcedor do Botafogo é inteligente e entendeu o esforço da diretoria para montar uma boa equipe, fazendo contratações de impacto.

Ninguém esperava que a torcida do Botafogo tivesse essa reação. Logo ela que é considerada a mais corneta. Mas a hora é de dar um voto de confiança. Eu mesmo hoje coloquei a camisa do Botafogo e ninguém entendeu. Alguns acharam até que tínhamos ganhado.

Isso é o que devemos fazer. Pois a inveja vai levar os adversários, mas do que a terem despeito, a torcer para as coisas darem errado para o Botafogo. Os flamenguistas devem até estar fazendo macumba para o Seedorf se machucar ou ser expulso.

E como há coisas que só acontecem ao Botafogo, o negão já perdeu pela primeira vez em estreias. Daqui há pouco vai aparecer um árbitro engraçadinho querendo aparecer para querer expulsar o Seedorf, que nunca foi expulso na carreira.

Prejudicado

Por falar em arbitragem – não queria tocar nesse assunto, mas não posso me conter – revi o lance do gol do Grêmio e reparei numa falta do Marcelo Moreno – autor do gol – no início da jogada no Antônio Carlos.

Sem contar os três lances em que o juizinho poderia ter marcado pelo menos um pênalti para nós. O Flamengo só não está pior porque ganhou dois jogos com pênaltis inventados por um mesmo juiz.

Montenegro

Mas o Botafogo é o Botafogo. Para terminar, devo comentar a reportagem da Record ontem sobre o Carlos Augusto Montenegro, que prá mim foi um dos melhores presidentes que o Botafogo já teve.

Quando morei em Niterói, frequentei alguns treinos no Caio Martins e via Montenegro sempre presente cobrando dos jogadores. Não vou entrar no mérito das denúncias, mas repito: Carlos Augusto fez muito pelo Botafogo.

Faltou o sorriso

Não foi, definitivamente, a estréia dos sonhos. Seedorf tocou algumas vezes na bola, executou ótimo lance ao driblar Gilberto Silva e cruzar na cabeça de um atabalhoado Elkeson, fez linda inversão de bola para Lucas, se movimentou, errou alguns passes e pareceu sentir (e muito) falta de ritmo de jogo. Pouco, ainda. Esperava-se mais do holandês, mesmo do alto de seus 36 anos. Principalmente pelo oba-oba da contratação.

A torcida, dessa vez, fez a parte dela. Deu um lindo espetáculo e compareceu em peso - foram quase 35 mil pessoas no Engenhão, ontem. A impaciência em alguns lances bisonhos deu lugar a apoio, mesmo depois do gol do Grêmio. Cantou, gritou, aplaudiu. Não só Seedorf, mas quase todo o time. O próprio craque reconheceu. E, abatido, disse depois que o resultado foi injusto. A torcida, essa sim, não mereceu o placar.

Tudo bem que o Grêmio jogou uma ótima partida taticamente falando. Tem jogadores de peso, como Gilberto Silva, Elano, Zé Roberto e Marcelo Moreno. Time bem postado em campo e que possui interessantes peças de reposição, como Léo Gago e Marquinho, que entraram no decorrer da partida. Não à toa, os gaúchos estão no G-4. Se mantiverem o nível, vão brigar até o fim pelo título.

Apesar de toda a qualificação do adversário, o Botafogo poderia ter feito uma partida melhor. Ficou evidente a falta de poderio ofensivo. Esse Rafael Marques ainda não convenceu. E não deu para entender a opção por Fellype Gabriel em detrimento de Andrezinho, logo de início. Erro corrigido por Oswaldo só no segundo tempo. Seria bom ter visto Andrezinho e Seedorf juntos desde o início. Talvez Seedorf e a torcida tivessem motivos para sorrir depois do apito final.



Fotos: Álvaro Marcos

domingo, 22 de julho de 2012

Pela presença de Seedorf, Fogão terá quase todos os jogos do 2º turno transmitidos pela tv aberta

A vinda de Seedorf para o Botafogo vai resultar não só na melhora da qualidade técnica da equipe, bem como já valorizou o clube, que terá mais jogos transmitidos pela TV aberta no 2º turno do Brasileirão.

Se no primeiro turno o Botafogo vai ter apenas dois jogos transmitidos pela Globo, um já foi contra o Inter; e o outro será no dia 19/08, um domingo, às 16 horas, contra o Atlético-MG, jogo esse que deverá ter o duelo entre Seedorf e Ronaldinho Gaúcho e que pode ser decisivo para o campeonato.

Já no segundo serão pelo menos sete jogos só pela Globo, um logo na estreia contra o São Paulo no dia 29/08, uma quarta-feira, às 21h50. Lembrando que os jogos na Globo geralmente são fora, com exceção dos clássicos, como foi o Fla-Flu do centenário; e deverá ser o Botafogo e Vasco no dia 17/10, também uma quarta-feira, como será o clássico neste 1º turno que será esta semana.

Os jogos em casa, aos domingos, às 16h; e às quartas, às 21h50, serão transmitidos pela Band Rio. Mas como o canal paulista pega mal em Campos, pelo menos aqui em casa, onde uso só antena interna, só consideramos os jogos pela Globo, afinal os outros podemos ver pela Sky.

Mas como não tenho Sky melhor ver no conforto de casa, o mesmo vale para as outras pessoas que não têm Sky. Vou até comprar uma antena para melhorar o sinal da Band aqui em casa para poder ver esses jogos.

Dos 19 jogos no 2º turno, provavelmente só dois, que serão em dias de sábado, às 18h30, que não serão transmitidos pela TV aberta, em se considerando os jogos que serão televisionados pela Band Rio e levando-se em conta que os clássicos contra Fluminense e Flamengo, este na última rodada e que pode decidir o título (para o Botafogo, claro; e quem dera o rebaixamento do Flamengo, mas a arbitragem não deve deixar).

Para quem tem a antiga parabólica é uma boa. Pois a Band desta é a do Rio.
Outra opção é ver na internet em alguns sites que transmitem jogos ao vivo. De qualquer maneira, eu devo assistir a algum jogo in loco no local como diria o ex-vereador Ruço Peixeiro. Até para ver de perto o Seedorf.

Não deu para ir hoje. Vou esperar um pouco. E já estou me programando para ver, quem sabe já encaminhando para o título, Botafogo e Portuguesa no Engenhão, há quatro rodadas do fim.

Para quem quiser se programar, para ver na TV, na internet ou no Engenhão, segue a tabela de jogos do Botafogo no 2º turno:

29/08 (qua) – 21h50 – São Paulo (F) (Globo)
02/09 (dom) – 16h – Coritiba (C) (Band)
05/09 (qua) – 21h50 – Cruzeiro (F) (Globo)
09/09 (dom) – 16h – Náutico (C) (Band)
12/09 (qua) – 21h50 – Inter (C) (Band)
16/09 (dom) – 16h – Ponte (F) (Globo)
23/09 (dom) – 16h – Corinthians (C) (Band)
30/09 (dom) – 16h – Bahia (F) (Globo)
07/10 (dom) – 16h – Fluminense
10/10 (qua) – 21h50 – Santos (C) (Band)
14/10 (dom) – 16h – Grêmio (F) (Globo)
17/10 (qua) – 21h50 – Vasco (Globo)
20/10 (Sab) – 18h30 – Figueirense (F)
27/10 (Sab) – 18h30 – Atlético-GO (F)
04/11 (dom) – 16h – Palmeiras (C) (Band)
11/11 (dom) – 16h – Portuguesa (C) (Band)
18/11 (dom) – 16h – Sport (F) (Globo)
25/11 (dom) – 16h – Atlético-MG c (Band)
02/12 (dom) – 16h – Flamengo

Mais uma iniciativa interessante foi a "Destino Botafogo", agência de viajem oficial do clube. Acesse o site no link em azul e confira! Prova da competência dessa diretoria, muito bem organizada e atuante!

Celeste Olímpica

Foto: Agência/Reuters

Lodeiro, recém contratado pelo Botafogo, é um dos destaques da Seleção Uruguaia.


Sempre disse aqui que gosto do Uruguai desde o goleiro Alves, que jogou no Botafogo no final da década de 80 – lembro da figurinha dele no álbum do Carioca – É, naquela época o Carioca tinha até álbum de figurinhas.

Nos últimos anos nós botafoguenses tivemos ainda mais motivo para torcer para a Celeste Olímpica, por conta da presença do nosso eterno ídolo Loco Abreu, que cobrou aquele pênalti com cavadinha no jogo dramático contra Gana pelas quartas-de-final da Copa de 2010 na África.

No ano passado comemoramos com Loco, que usou uma bandeira do Botafogo no podium, o título da Copa América. E agora que Loco saiu temos novamente um motivo para torcer para a Seleção Uruguaia, com a contratação do meia Lodeiro, que disputará a Olímpiada.

Diga-se de passagem , Lodeiro foi o destaque do último treino, já em Londres, marcando quatro gols na vitória do time branco sobre os vermelhos por 6 a 2. Lodeiro terá a ajuda do capitão e craque do time, Suárez para colocar a bola nas redes.

Então anotem aí os jogos da Celeste Olímpica na primeira fase e agendem-se para assistir:

26/7 (quinta-feira), às 13h de Brasília – Emirados Árabes

29/7 (domingo), também às 13h – Senegal

1º/8 (quarta-feira), às 15h45 – Grã-Betânia


Obs: Nas semi-finais, se o Uruguai for o 1º do grupo pode pegar o Brasil, se este também for o 1º do seu grupo e os dois passarem das quartas.

Com informações do Blog Futebol do Uruguai.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bota já tem data de estreia na Sul-Americana

O Botafogo já sabe a data que vai estrear na Copa Sul-Americana. Será no dia 1º de agosto, uma quarta-feira, às 21h50, contra o Palmeiras, na Arena Barueri, com transmissão da tv aberta. O jogo de volta, no Engenhão, será no dia 22 de agosto, também uma quarta-feira, às 22 horas. Vamos Fogão! Com Seedorf e Lodeiro, dá para levar este ano!

Botafogo, o time dos nomes compostos

Vou começar esse post como o grande Alex Escobar – adorei aquele cafezinho no Botafogo - inicia o Globo Esporte, com uma escalada, mas só sobre o Botafogo, que empatou com o time que mais empata no campeonato, grande parte por 0 a 0, no clássico mais charmoso do Brasil – esse sim e não o Fla-Flu – contra o Santos. Domingo tem estréia de Seedorf às 18h30, contra o Grêmio – confronto direto – no Engenhão. Mas o assunto aqui não é cabelo moicano, são os nomes dos jogadores do Fogão. Taí uma boa sugestão de pauta para o Globo Esporte!
Vocês repararam que a maioria dos jogadores do Botafogo têm nomes compostos. Vamos lá: Na zaga, Antônio Carlos e Fábio Ferreira. Na lateral esquerda, Márcio Azevedo. Na cabeça de área, com o Marcelo Mattos machucado, joga o Lucas Zen. Ainda no meio temos o Fellype Gabriel e o Victor Júnior. E na frente, agora, o Rafael Marques. São pelo menos seis jogadores titulares com o nome composto. Salvo engano, é o time que tem mais jogadores com nome composto no Brasileirão. A pesquisa fica a cargo de quem quiser repercutir a matéria. Já demos o pontapé inicial.
E vamos Fogão!
Sempre único!
Sempre diferente!

Com festa pronta para Seedorf, relembre estreias de grandes ídolos botafoguenses

Olhem que matéria bacana retirei do site da ESPN Brasil:

Por Igor Resende, da redação do ESPN.com.br

 
 
Anúncio oficial, desembarque, apresentação à torcida, coletiva de imprensa, primeiros treinos... Tudo isso já ficou para trás, e o momento agora é de estreia no Botafogo. Recebido de braços abertos em General Severiano e com status de maior craque do clube dos últimos anos, Clarence Seedorf entrará em campo neste domingo vestindo a tradicional camisa alvinegra pela primeira vez em uma partida oficial. O rival será o Grêmio, e a festa já está sendo preparada no estádio Engenhão, que tem tudo para ter casa lotada.

É claro, porém que outros grandes ídolos do Botafogo já passaram por esse sentimento diferente da estreia. Alguns ainda com o status de jovem promessa, outros com direito a título mundial com a seleção brasileira no currículo. O ESPN.com.br separou alguns dos maiores jogadores da história do clube da Estrela Solitária e mostra como foi a estreia de cada um deles.

Divulgação
Heleno de Freitas, o 1º ídolo alvinegro
Heleno de Freitas, o 1º ídolo alvinegro




HELENO DE FREITAS
Estreia: 21 de dezembro de 1939, derrota por 5 a 1 em um amistoso contra o San Lorenzo (ARG)

O maior ídolo botafoguense antes da ‘era Garrincha’ não balançou as redes em sua primeira partida e até acabou sendo substituído antes do final do jogo. Nada condizente com os 209 gols que faria em suas próximas 234 partidas com a camisa alvinegra. Mesmo sem nenhum título pelo clube, é até hoje o quarto maior artilheiro alvinegro.

NÍLTON SANTOS
Estreia: 21 de março de 1948, derrota por 2 a 1 em amistoso contra o América (MG)

Nílton Santos até começou com o pé esquerdo sua trajetória pelo Botafogo, mas foi justamente do lado esquerdo do campo que ele se consagrou. Um dos melhores laterais da história do futebol, vestiu só duas camisas na vida: a do Bota e a da seleção brasileira. Pelo clube alvinegro, foram 721 jogos (recorde do clube) e ‘apenas’ 11 gols, mas com 15 títulos conquistados.

Divulgação
Garrincha Botafogo
Garrincha é um dos maiores jogadores da história do futebol


GARRINCHA
Estreia: 19 de julho de 1953, vitória por 6 a 3 contra o Bonsucesso

Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial não poderia ter uma estreia que não fosse luxuosa. Logo em seu primeiro jogo, fez três gols, deu uma assistência e ainda infernizou a defesa rival. Foi apenas dos 613 jogos que fez pelo Botafogo, com direito a 245 gols – é o terceiro maior artilheiro do clube. Não oficialmente, porém, Garrincha já havia estreado com a camisa alvinegra na vitória por 5 a 1 em um amistoso contra Cantagalo. Neste jogo, disputado 21 dias antes, não marcou nenhum gol.

QUARENTINHA
Estreia: 26 de junho de 1954, vitória por 5 a 1 em jogo do Torneio Rio-São Paulo contra o São Paulo

Maior artilheiro da história do Botafogo, Quarentinha até que foi discreto em sua estreia: balançou a rede apenas uma vez na goleada sobre o São Paulo. Parte de um dos maiores times da história do futebol, o atacante ainda marcaria outros 307 gols com a camisa alvinegra.

DIDI
Estreia: 11 de março de 1956, vitória por 2 a 1 em amistoso contra o Americano

Vindo do Fluminense, o Príncipe Etíope estreou no Botafogo já sendo decisivo: marcou o primeiro gol da virada contra o Americano. Famoso pela ‘Folha Seca’, foi um dos primeiros jogadores a ser negociado com o futebol europeu, onde defendeu o Real Madrid logo após o título da Copa de 58. Porém, se desentendeu com Di Stéfano e não ficou muito tempo na Espanha. Voltou para ser tricampeão carioca com a camisa alvinegra.

ZAGALLO
Estreia: 13 de julho de 1958, vitória por 2 a 1 em jogo do Campeonato Carioca contra o Fluminense

Depois de defender América e Flamengo, Zagallo chegou ao Botafogo credenciado pelo título da Copa do Mundo de 1958 que acabara de levantar na Suécia. Logo no primeiro jogo, não decepcionou: vitória no clássico contra o Fluminense, com direito a troféu da chamada Taça Vicente Feola.

MANGA
Estreia: 18 de julho de 1959, vitória por 2 a 0 em jogo pelo Campeonato Carioca contra a Portuguesa (RJ)

Maior goleiro da história do Botafogo e um dos maiores jogadores na posição em toda a história do futebol brasileiro, Manga já estreou com a camisa alvinegra sem ser vazado. Em seus dez anos com a Estrela Solitária no peito, foram 442 jogos e 394 gols sofridos. Todos estes números renderem 19 títulos ao goleiro.
Divulgação
Botafogo 1962
De pé: Joel Martins, Manga, Nílton Santos, Zé Maria, Ayrton Povil e Rildo; Agachados: Garrincha, Arlindo, Quarentinha, Amarildo e Zagallo
 
JAIRZINHO
Estreia: 15 de agosto de 1962, vitória por 3 a 1 em amistoso contra o Independiente Santa Fé (COL)

A estreia foi como suplente. Jairzinho entrou no lugar de outro ídolo botafoguense, Quarentinha, e não conseguiu balançar as redes. Depois do primeiro jogo, porém, desencantou. O Furacão da Copa de 70 tem 186 gols com a camisa alvinegra e é o quinto maior artilheiro da história do clube. É outro que fez parte da conquista da Taça Brasil de 68.

GÉRSON
Estreia: 17 de outubro de 1963, derrota por 1 a 0 em jogo da Taça Brasil contra o Bahia

Chegou ao Botafogo depois de vestir a camisa do Flamengo e não estreou bem: derrota para o Bahia. Depois disso, porém, só escreveu belas linhas em sua história pelo clube. Entre os títulos que ganhou, o Canhotinha de Ouro ergueu o troféu da Taça Brasil de 1968, o Campeonato Brasileiro da época.

PAULO CEZAR CAJU
Estreia: 19 de janeiro de 1967, vitória por 2 a 0 em amistoso com o Universitário (PER)

Um dos jogadores mais polêmicos da época, Caju estreou sem gols pelo Botafogo. Depois, balançaria as redes 83 vezes nos 263 jogos que fez com a camisa alvinegra. Boêmio, brigão e muitas vezes perseguido, principalmente por ser negro, foi um dos ‘bad boys’ mais adorados pela torcida alvinegra. Muita gente pense que a estreia de PC Caju foi na final da Taça Guanabara de 1967, uma vitória por 3 a 2 sobre o América com direito a três gols do próprio Caju. O ponta-esquerda, porém, já havia entrado em campo com a camisa alvinegra.

TÚLIO MARAVILHA
Estreia: 30 de janeiro de 1994, vitória por 6 a 0 em jogo do Campeonato Carioca contra o América

Oitavo maior artilheiro da história do Botafogo e um dos grandes responsáveis pelo último grande título da história do clube (o Brasileiro de 1995), Túlio já estreou com a camisa alvinegra mostrando a que veio. Marcou três vezes na goleada sobre o América. Depois, ainda balançaria as redes mais 156 vezes com a camisa alvinegra.

Divulgação
Túlio Maravilha foi o último grande ídolo recente do Botafogo e levantou o Brasileirão de 1995
Túlio Maravilha foi o último grande ídolo recente do Botafogo e levantou o Brasileirão de 1995

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lodeiro fecha com o Botafogo

Em meio à expectativa pela estreia de Seedorf, neste final de semana contra o Grêmio, o Botafogo anunciou a contratação do meia uruguaio Nicolás Lodeiro, que estava no Ajax-HOL.

Segue a nota oficial do clube:

Nota Oficial - Lodeiro

Jogador uruguaio fecha contrato de 4 anos com o Botafogo
(Foto: BFR)

O Botafogo fechou nesta quinta-feira a contratação do uruguaio Nicolás Lodeiro, de 23 anos. O jogador, que assinou por 4 anos com o clube, está reunido com a seleção uruguaia em preparação para as Olimpiadas de Londres, e se apresentará ao Botafogo após a competição.
Segue a ficha de Nicolás Lodeiro:
Nome: Marcelo Nicolás Lodeiro Benítez
Data de Nascimento: 21/03/1989
Local: Paysandú, Uruguai
Altura: 1,73m
Peso: 69kg
Clubes: Nacional (URU), Ajax (HOL) e Botafogo
Títulos: Campeão Uruguaio (2008-09); Copa da Holanda (2009-10), Campeonato Holandês (2010-11 e 2011-12); Copa América 2011.

Botafogo de Futebol e Regatas


*Atualizado às 14h36. O uruguaio defendeu o Ajax e não o PSV.

domingo, 15 de julho de 2012

Anotou aí Oswaldo?

Pois é, mais um jogo contra aquela gente sensível das Laranjeiras se passou e o Botafogo não consegue bater nesse povo. Isso é normal, somos cavalheiros econtra a violência contra a mulher. E devemos levar em consideração o fato de que hoje é o Dia do Homem, sendo assim, aquele pessoal das laranjeiras que usa grená, estava meio nervoso, isso é normal. Eles costumam comemorar o dia deles com uma parada e coisa e tal, mas voltando ao futebol, eu espero sinceramente que Oswaldo de Oliveira tenha anotado em seu caderninho pelo menos o nome de uns trinta zagueiros diferentes para substituir o Fábio Ferreira e pelo menos um lateral esquerdo razoável para fazer sombra à Márcio Azevedo.
O Clássico Vovô não foi o que esperávamos, foi um jogo chato, foi feio no início e em boa parte dele e tudo, em parte, por culpa dos meias do Botafogo. Cidinho parace que se deslumbrou com as duas últimas partidas e ontem não jogou nada. Voltou a ser promessa. Fellype Gabriel parecia que estava de volta à Portuguesa paulista, não acertava nada e era só vontade, e mais nada. O time melhorou com a sua entrada, mas ele errou demais, inclusive teve a bola do jogo nos pés e não acertou.
Márcio Azevedo começou o jogo como o Márcio Azevedo de sempre: estabanado, errando tudo e batendo como uma britadeira. Melhorou na segunda etapa, deu um passe primoroso para Andrezinho que salvou a gente de uma derrota para os Bambis Cariocas.
Elkeson. E Elkeson?!?! Fez o quê? O que espera dele certamente não foi, e apesar da boa movimentação usou e abusou dos passes errados e do posicionamento ruim. Ficou devendo. E olha que a conta dele com a torcida é bem grande, os últimos gols ainda não pagaram a fatura.
Pois bem, o que eu espero, sinceramente é que contra o Santos no meio da semana, e contra o Grêmio, já com Seedorf em campo, o Botafogo encontre um jeito de jogar, eu acho que está quase tudo azeitado, está quase funcionando como um relógio, mas para que isso aconteça, está faltando um toque final, e não estou falando de Seedorf, e sim de mais algumas peças que vão dar confiança à torcida e deixar o time mais competitivo. Não podemos nos esquecer que o maior problema nas outras temporadas (ou um dos problemas) foi a falta de um bom banco de reservas. Tudo está caminhando para que o banco do Botafogo seja de respeito, mas para isso ainda faltam algumas rodadas.
E quanto ao pessoal das Laranjeiras, melhor não ligar, afinal de contas, como disse o nosso volante Marcelo Matos, só mesmo lá, nas Laranjeiras, time que briga pra não cair, que compra a Série B vira "time de guerreiros"... humm guerreiros... sei...

sábado, 14 de julho de 2012

Cuidado! Amanhã tem burguês na arquibancada

Amanhã o Botafogo terá a oportunidade de mostrar que não está no Campeonato Brasileiro passeando. Contra um time que não está de ressaca, que tem mais investimento do que a Seleção Brasileira e que está na segunda colocação na tabela, o Fogão só precisa fazer um bom jogo e derrotar o FlorminenC, porque como costumo dizer, parafraseando um amigo: perder pra burguês, nem no xadrez.
Depois do anúncio de Seedorf e das duas boas vitórias seguidas, o Botafogo virou o time da moda. Todo mundo quer falar do Botafogo e aí, o pessoal que não sabe torcer aqui no Rio, acaba falando mal e roendo o cotovelo de tanta inveja. É óbvio que vão colocar defeitos, inventar histórias e jogar areia o tempo todo, mas vamos superar isso com certeza.
O que importa é bater no Fluminense amanhã. E com propriedade, pra não deixar dúvidas. Para mostrar que Fred, Deco e cia. não chegam aos pés de Cidinho, Sidão e seus amigos. Se perder, não será uma tragédia, um desastre total, mas será, claro, um balde de água fria em um time que começa a embalar na competição.
E digo que não será uma tragédia, pois o Botafogo é um time que ainda está em busca de um esquema tático convincente, que carece de um bom zagueiro e que está evoluindo
Ver Loco Abreu jogando por outro alvinegro -  e diga-se de passagem jogando bem - nos faz sentir uma pontinha de saudade e aquele sentimento: será que ele precisava mesmo ir? Mas vamos com tudo o que temos e o melhor que temos! Elkeson jogando bem, longe daquela indolência dos últimos meses e um meio de campo com várias opções e variações. Só nos falta um zagueiro de respeito para o lugar do bom reserva Fábio Ferreira, um outro lateral. Uma mexida aqui e outra ali e pronto! Tá certinho pra bater ponto na Libertadores no ano que vem. Bater naquela gente sensível das laranjeiras é o menor dos nossos problemas.
Torcida não entra em campo, não chuta, não bate falta, não agarra e não marca gol, mas é o combustível que move o time. Portanto, lugar de botafoguense amanhã é no Engenhão!
Perder pra burguês nem no xadrez, nem no par ou ímpar e muito menos nas arquibancadas, afinal de contas, essa gente sensível das Laranjeiras, com seus leques e vidros de água mineral com gás não podem ganhar da gente nem na porrinha, muito menos sair da nossa casa cantando vitória.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Malouda é sacanagem... aí eu não aguento

Sabe aqueles boatos que de repente passeiam pela internet, passam pelas redes sociais e acabam caindo em algum site conceituado? Pois é, eles geralmente nascem em algum lugar. Descobri um agora que me deixou meio entusiasmado, mas ao mesmo tempo desconfiado.
O tablóide inglês, Daily Mirror, em sua versão online, anunciou que o atacante do Chelsea, Florent Malouda estaria estudando uma proposta do Botafogo! O francês de 32 anos, que também tem uma mulher brasileira, assim como o Seedorf, teria outras propostas em sua mesa, mas estaria pensando seriamente em se transferir para o clube da Estrela Solitária. A reportagem diz ainda que ele também poderia se transferir para o Vasco, do seu amigo Juninho Pernambucano, que jogou com ele no Lyon, da França.
O que eu acho sobre isso? Ahhh tá de sacanagem! Se o Malouda realmente viesse para o Botafogo era melhor mudar o nome do Galeão e dar uma coça de vara de goiaba no botafoguense que não for aos jogos no Engenhão. É claro que seria pefeito! Mas... sempre tem um "mas"... vamos com calma, ninguém se manifestou sobre isso ainda, e os tablóides ingleses são conhecidos por sua enorme capacidade de inventar historinhas.
A diretoria do Botafogo está acostumada a trabalhar em silêncio e não seria a primeira vez que ela traria, na surdina, um reforço de peso. Malouda, que ainda tem muita lenha pra queimar, cairia muito bem no Botafogo, mas vamos tentar mater os pés no chão, mas a cabeça, claro, pode continuar nas nuvens e sonhando alto.
Malouda e Seedorf no mesmo time, e no Botafogo... ai, ai, ai...
Se você quer conferir a notícia, dá uma olhada aqui.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Carimbando o campeão da América

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
Os pessimistas dirão que o Corinthians está de ressaca. Os otimistas dirão que Seedorf faz bem ao Botafogo até fora de campo. E os botafoguenses dirão que se o time não entregar a rapadura no fim do ano, vai ser campeão brasileiro. Pois é, alvinegro que se preza não canta vitória antes do tempo, e desconfia até da nuvem que passa ligeira por General Severiano, imaginando que ela foi enviada por algum mulambo da Gávea.
Mas o fato é que o Botafogo está jogando bem. O tal esquema de Oswaldo de Oliveira, enfim, é viável e os seus dias de Professor Pardal parecem estar mais distantes. Felizmente tudo está dando certo para o Botafogo e o bom momento está contagiando a todos dentro das quatro linhas. Até os jovens valores do clube estão, oriundos das categorias de base, estão entrando e estão dando conta do recado, não estão pipocando.
Vamos torcer pra zica passar longe do Engenhão, e ninguém se machucar por lá. Hoje esse parece ser o único jeito de fazer o time parar. Se mantiver o embalo, se continuar com a mesma pegada, a torcida pode sonhar com algo a mais que a Sulamericana em 2013.
Na partida que terminou agora a pouco no Pacaembu (isso mesmo, na casa dos outros) o Botafogo jogou com propriedade, parecia ter o mando de campo e a maioria nas arquibancadas. Renato desflou a categoria de sempre, Andrezinho mandou no meio-campo e Fellype Gabriel e o craque Seedinho mandarem muito bem municiando o meia/atacante Elkeson, que parece que está se adaptando muito bem à função que Oswaldo lhe deu. Não é o supra-sumo que todo mundo sonha, mas hoje deixou dois gols e no sábado fez aquela pintura que foi eleita a melhor jogada da rodada.
E o Curíntchia, exercendo o seu direito, previsto em contrato, não deixou o Victor Júnior jogar. Pois é, como o garoto também está voando em campo, acho que o Fogão metia mais uns dois só por conta disso.
Agora é pensar FlorminenC. E se amanhã você vai ouvir alguém dizer que foi fácil ganhar do Timão, porque o time paulista está desmotivado, de ressaca, ou seja lá o que for, quero ver no próximo final de semana, quando o Botafogo sapecar uma outra goleada naquela gente sensível das Laranjeiras.
Pois é botafoguenses! Uni-vos! Parece que está chegando a hora. Mantenham a fé para tirar a zica de campo, torçam para que a diretoria continue acertando e pelamordeDeus: compareçam aos jogos! Não dá pra mascar agora e ouvir piadinha de burguês, mulambo e ajudante de padeiro.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Globoesporte.com confunde nome do novo atacante do Botafogo



Já que eles da Flapress implicam tanto com a gente, vou implicar com eles. Vejam na imagem acima (clique nela para ampliá-la) no destaque em vermelho o nome de Alexandre Oliveira. Não sei se foi de propósito. Acredito que não. Eles já consertaram.

Confundiram o novo atacante do Botafogo, Rafael Marques, homônimo do antigo zagueiro; com o atacante que jogou no clube recentemente e que fez só um golzinho, naquele jogo em que fomos eliminados da Sul-Americana. Tomei até um susto. Pensei que ele tinha voltado.

Tomara que seja apenas uma confusão e não comparação, que pare por aí; e eles não sejam tão parecidos assim em campo. Tá certo que o chará de sobrenome do técnico teve poucas chances.

O Rafael Marques tem 29 anos e também chegou ao Botafogo vindo do Japão por indicação de Oswaldo. É daqueles que tem de usar crachá. Mas tomara que surpreenda e faça muitos gols.

O site destacou que o jogador usou o número do ídolo Loco Abreu no treino. Ele é esse branco altão que está ao lado do Seedorf. Reparem na cara de admiração do Vitor Júnior?

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uso político na apresentação de Seedorf me decepcionou



Vi há pouco uma matéria da ESPN Brasil sobre a esperada apresentação oficial de Clarence Seedorf como jogador do Fogão. É certo que algumas colocações do jogador não agradaram à torcida alvinegra. A comparação do Botafogo com a Grécia, campeã da Eurocopa em 2004, o fato de declarar que era simpatizante do Flamengo e tinha Zico como ídolo, por certo encabeçam esta lista. Mas o que me chamou mais atenção, e até mesmo irritação, foi o palco montado para favorecer o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição no Rio. Para quem não sabe, Seedorf foi apresentado no Palácio da Cidade, sede do governo municipal, em detrimento à nossa tradicional e linda sede de General Severiano, onde recebemos com todo carinho, ídolos como Túlio Maravilha (eu estava lá em seu retorno) e Loco Abreu. E por que isso aconteceu?
Porque o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção é filiado ao PMDB, partido de Paes, e dizem, é candidato a vereador no Rio. Abomino esse tipo de conduta. Sou um cara que tem uma visão política considerável e ver meu time envolvido neste circo me decepcionou. Até mais do que as declarações não muito agradáveis, mas sinceras de Clarence. Apesar de botafoguense, e de sofrer muito com Zico, consigo separar as coisas, a ponto de considerá-lo um dos grandes craques que vi jogar. Meu ídolo naquela época era o Doutor Sócrates, não só pela classe que demonstrava em campo, mas pela conduta ética que apresentava fora dos gramados. Um cidadão na acepção da palavra. E se nosso craque holandês pode, na opinião de alguns, ter pisado na bola hoje nessas colocações, demonstrou toda sinceridade e profissionalismo que esperamos de um grande ídolo. O que importa para mim é ele ter dito que fará tudo para representar bem nosso Glorioso. E isso, acho que ninguém duvida.

sábado, 7 de julho de 2012

Souza... Souza... não é aquele ex-jogador em atividade?

Pois é, a torcida do Botafogo fez uma grande festa no Engenhão para receber Seedorf. Poderia ter comparecido em maior número, isso é certo, mas vá lá.
A torcida fez festa, Seedorf ainda meio estasiado deu o seu recado, já avisou que vai trabalhar, agradeceu e depois que o papel picado parou de cair, era a hora de enfrentar o "perigoso" Bahia, do "perigoso" Souza! Mas peraí: Souza? Que Souza? Aquele centro avante limitado que pulou de galho em galho e caiu no Bahia? Pelo amor de Deus! O Botafogo não pode, não deve, e nem vai tremer diante das ameaças de um Souza qualquer!
Pois então, sem Loco Abreu, sem Herrera e ainda sob o signo da desconfiança - o que afastou alguns alvinegros do Engenhão, certamente - o Fogão foi superior o tempo todo. E mais, além de uma atuação convincente, ainda brindou os torcedores com dois gols de um de seus jogadores da categoria de base: o Cidinho! O garoto jogou bem e mostrou que pode ser importante para o grupo. Encontrou seu lugar em campo. Assim como Elkeson. O meia, que agora joga no ataque no esquema de Oswaldo de Oliveira, parece que também encontrou o seu lugar em campo. Se jogar da mesma forma sempre, e deixar de lado aquela velha sonolência/indolência de alguns meses atrás, poderá ser o jogador decisivo que o Botafogo tanto precisa.
A partida de hoje ainda serviu para mostrar o quanto o fanfarrão Souza é uma criatura repugnante. Digno de pena e que não merece mais nenhuma menção depois do lance de agressão ao Antônio Carlos.
Pois é, em vários momentos da partida eu disse para mim mesmo: "Herrera não perderia esse lance", ou ainda, "Loco Abreu não perderia esse gol", mas... vida que segue. Não adianta lamentar a perda durante a vida toda. Oswaldo conseguiu mostrar que o seu esquema é funcional, e com as peças certas pode fazer a diferença. Mas, olha só... nada de euforia. Sabe porquê? Esse aí, que perdeu de 3 x 0 hoje, é o Bahia! Time que tem Lulinha, Fahel, Dany Morais e Souza! Time que está namorando o rebaixamento desde o ano passado e que levou anos na Segundona. Tem que mostrar na próxima quarta-feira, contra o Corinthians, que esse não foi um acidente de percurso, ou a "euforia por causa da chegada de Seedorf", como disse o recalcado Fahel.
Agora, ficar dando conversa a Souza! É brincadeira! Sabe de quem eu estou falando não é? Souza! Não o meia que jogou no São Paulo e saiu recentemente do Fluminense, mas o Souza, que jogou naquele time da Gávea! Tá lembrando não? Deixa pra lá, ninguém sabe quem é ele mesmo.

Show de bola

Foto: Alexandre-Loureiro/Lancenet

"Seedinho" complementou o show do Fogão no dia da apresentação do Sidão

No dia da apresentação do novo craque do Botafogo, o holandês Clarence Seedorf, o time correspondeu em campo e cravou um 3 a 0 contra o Bahia, no Engenhão. Os gols foram marcados por Cidinho (2), que já está sendo chamado de Seedinho; e Élkeson num golaço após bela jogada, que começou com um passe de calcanhar de Andrezinho.

Em alguns momentos, o Botafogo apresentou um belo futebol, com troca de passes rápidos e chegadas à linha de fundo pelas laterais. O primeiro gol, aliás, saiu assim. Márcio Azevedo foi ao fundo e cruzou para cabeceio de Cidinho. Antes do final do primeiro tempo, o mesmo Cidinho acertou um chute de fora da área e aumentou a contagem. No segundo tempo, ele ainda marcaria o seu terceiro gol, o quarto do Botafogo, que seria equivocadamente anulado

No primeiro gol, Seedinho comemorou acenando em direção à Seedorf. O holandês, que estava na arquibancada, levantou-se, abriu um sorrisão e bateu palmas. No segundo gol de Seedinho, Seedorf também bateu palmas, mas desta vez foi o holandês que apontou em direção ao garoto, mostrando satisfação.

A vitória convincente deixou o Botafogo no sexto lugar do campeonato, com um jogo a menos. Na quarta-feira (11), às 19h30, o Botafogo disputa o jogo adiado contra o Corinthians fora de casa. E na nona rodada, domingo (15), faz o clássico contra o Fluminense.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agora f...., o Seedorf apareceu

Quase 2 mil alvinegros foram receber o craque Seedorf  hoje. Ainda bem triste com a saída de Loco Abreu, pelo menos este sentimento fica um pouco amenizado com a linda festa que vi no GloboEsporte.com.
Agora é botar o negão em campo!!!

Depressão Pós-Loco

Não sei se é meu estado de espírito. Estou um pouco depressivo. Mas não vejo motivo algum para comemorar a chegada de Seedorf nesta sexta-feira, às 9 horas, no Aeroporto Tom Jobim. Ainda estou de “ressaca” pela saída de Loco. Não sou daqueles que termina com uma namorada e já estão com outra. Apaixonei-me muitas vezes na vida. E sempre que o relacionamento terminava, demorava um tempo para cicatrizar.

Está doendo muito essa saída do Loco. A sensação é parecida com a de quando fui ver um jogo do Botafogo em Macaé e goleamos por 5 a 0, mas Loco não marcou nenhum gol. Naquele jogo vi o quanto Loco era importante para o time e para mim. Não comemorei tanto a goleada pois Loco não havia marcado. Em outro jogo que vi em Campos, Loco não veio pois estava com a Seleção Uruguaia.

Também não vi Loco marcar contra o Figueirense, seu novo clube, na minha estreia no Engenhão. Naquele jogo, um flamenguista que foi junto comigo e com meu pai no jogo disse. “E eu torcendo prá vocês. E esse Loco Abreu, vocês falam tanto de Loco Abreu, e ele não faz nem um golzinho. Cadê esse Loco Abreu que vocês tanto falam”, falou isso o flamenguista, ou algo parecido.

O mesmo falou outro flamenguista, meu tio e padrinho. Que o Loco do qual tanto falamos não joga nada. Vindo de um flamenguista, não é de se estranhar. Afinal, eles são insensíveis, como a mulher que falou que a torcida do Botafogo cabe dentro de uma Kombi. Deu vontade de mandar ela tomar naquele lugar. Por isso que eu tenho raiva desses flamenguistas de merda.

Mas críticas ao Loco virem de quem se diz torcedor do Botafogo. Estou revoltado. Tem gente que diz muita bobagem. Outro despeitado, disse que Romarinho é melhor do que Seedorf. Fico pensando como as pessoas são tão ignorantes.

O ser humano é errôneo. Tomara que essa sensação de injustiça passe. Quando Dodô saiu do Botafogo, eu também fiquei muito triste. Mas depois vi que foi o melhor para o clube, que precisava respirar novos ares.

Ainda não caiu a ficha de que o Botafogo está se renovando, provavelmente para melhor.

Ainda assim, fica um vazio no peito, um sentimento ruim, de que o mundo é uma roda viva.

Prefiro a calma à euforia.

Se a vitória empolga, a derrota conscientiza.

Não estou preparado para deixar de ser sofredor.

O Corinthians acabou por um momento com esse estigma.

Mas nós botafoguenses, estamos tão acostumados a se voltar para dentro.

A lamentar os erros.

Que essa dose de euforia e empolgação pela chegada de Seedorf não poderia condizer com nossa realidade, que hoje é mais a perda de um grande ídolo do que a chegada de um novo possível ídolo.

Só o amanhã dirá o quanto eu estou errado em afirmar que o Botafogo morreu hoje, para renascer, quem sabe mais vencedor, mas nunca tão vibrante.

Uma pausa na loucura em General Severiano

O parceiro Neto Cordeiro, acabou de postar uma bela mensagem de despedida para o uruguaio Loco Abreu. O texto que segue agora não é um contra ponto ao texto do amigo Neto, mas outra mensagem para os botafoguenses, que como eu - e o Neto - lamentam profundamente a perda do ídolo.
Quando em 2010 Loco Abreu foi contratado pelo Botafogo eu, sinceramente, torci o nariz. Preferia o André Lima que, teoricamente, fazia a mesma função do uruguaio e era bem mais barato, e ainda é botafoguense. Porém, queimei a língua rapidinho. Não demorou para que Loco Abreu mostrasse que além de um bom atacante tinha outra vocação: ídolo!
Para uma torcida carente de ídolos, que desde 1995 não tinha um nome para gritar nas arquibancadas, Loco Abreu caiu como uma luva. E o uruguaio, esperto demais, sacou isso logo de cara. Não demorou e caiu nas graças da torcida. Sua personalidade também fez a diferença e logo conseguiu conquistar todos os botafoguenses. Virou unanimidade. Faltava só mostrar toda essa inteligência em campo. E mostrou...
Depois de três anos amargando derrotas para o pessoal da Gávea, Loco Abreu tirou o grito de campeão da garganta dos alvinegros e humilhou os rubro-negros com uma cavadinha e frases de efeito que ecoam até hoje lápelo Ninho do Urubu. Era tudo o que precisávamos.
Mas nem tudo é perfeito. E com o tempo começamos a detectar erros e defeitos que, fingíamos não ver, mas eles estavam lá. E não demorou para que os treinadores também vissem a mesma coisa. Mas eles, diferente dos torcedores, não têm a obrigação de fazer de conta.
Loco Abreu não é mais um garoto, e ele sabe disso. Sua mobilidade já não é mais a mesma e não consegue mais variar as jogadas como fazia ainda no início de sua passagem pelo Bota. Seu estilo de jogo ficou manjado, as jogadas aéreas ficaram previsíveis e no fim, todos sabiam como marcá-lo. Ainda em 2010, no Brasileiro, o técnico Joel Santana tentou dar um jeito em Loco. Joel, eterno retranqueiro, acabou deixando Loco no banco, tentando tirar o uruguaio de campo, ou adequá-lo ao seu estilo de jogo. A queda de braço durou algumas rodadas. Com o título de 2010 ainda recente, seria impossível macular a imagem de Loco Abreu. Joel perdeu a parada e foi demitido. Mas infelizmente, Joel não estava tão errado.
Vieram então os jogos decisivos. Com Loco Abreu em campo a Copa do Brasil estava no papo. Seria fácil. Ainda mais contra o Santa Cruz! Mas não foi. O time foi eliminado na edição de 2010 pelo Santa Cruz. Loco perdia sua primeira decisão pelo Botafogo. No Brasileiro do mesmo ano, o time parecia que ia chegar bem longe, e mais uma vez faltaram os gols do uruguaio. Faltaram outras coisas também, claro! Mas o uruguaio teve oportunidade para mostrar que era mais que ídolo e não fez.
Em 2011, nem Estadual, nem Copa do Brasil e muito menos Brasileiro. Nas três competições o uruguaio não se destacou. Perdeu a decisão do Estadual, perdeu a Copa do Brasil - dessa vez para o Avaí, onde o uruguaio se envolveu em uma briga em campo - e no Brasileiro a mesma campanha de 2010 se repetiu em 2011. Sem esquecer de mencionar a campanha da Copa Sulamericana de 2011, onde o uruguaio também não deu as caras. Teve todo apoio do mundo do técnico Caio Júnior e parecia uma extensão do treinador em campo. Mesmo assim... nada...
Em 2012 promessa de um novo tempo com um novo treinador. Dessa vez a diretoria resolveu não intervir. E Oswaldo de Oliveira enxergou o óbvio, o que todo mundo já sabia, mas nunca teve coragem de dizer: Loco Abreu não era mais o mesmo. Não era mais o atacante decisivo que o time precisava e os números comprovavam isso.
Não estou defendendo Oswaldo, que acredito que não está indo pelo caminho certo, mas é bom ressaltar que foi Loco Abreu que preferiu ir embora. A escolha foi dele. Não quer ficar no banco ou ser utilizado como arma secreta. Quer ser ídolo, quer ser referência! Mas infelizmente, as pernas não respondem mais os comandos do cérebro. E para se manter como ídolo tem que fazer gols, e alegou que o esquema não o beneficiava, mas quando o esquema o beneficiou, os gols também não saíram. Terrível paradoxo... Loco Abreu é ídolo! Fato incontestável, foi mais eficiente fora das quatro linhas do que dentro para o Botafogo. Trouxe torcida, dinheiro, marketing, vendeu camisas e ajudou a levar o nome do clube para o exterior durante a Copa de 2010. Mas, títulos? Apenas o de 2010.
Não podemos esquecer que Loco Abreu teve todas as chances possíveis e imagináveis para brilhar no Botafogo. Assim como Túlio em 95, tinha um esquema montado só pra ele, e mesmo assim, não foi eficiente em pelo menos uns 15 jogos decisivos, onde os seus gols poderiam salvar a Pátria Alvinegra, e isso não aconteceu. Sejamos sinceros: Loco Abreu só nos deu o título de 2010, o que é muito pouco para um clube com a dimensão do Botafogo. humilhar os mulambos foi perfeito, mas o Botafogo é maior que isso. Agradeço pela alegria e 2010, mas em todas as outras competições, ele deixou a desejar.
Quem parte agora - prometendo voltar em 2013, para encerrar seu contrato que vai até 2014 - é o jogador Loco Abreu; o atacante que não consegue se adequar ao esquema do técnico e que prefere ir para um time que flerta todos os anos com a Série B. Esse não vai deixar saudades. Quem não deveria partir é o ídolo, a referência, o cara que tem uma frase foda pra dizer a cada final de partida, o atleta que deixava todos os jornalistas com cara de babaca, desse cara a torcida ficará órfã durante anos. Mas, infelizmente, não dá pra viver só de amor. Não dá pra ganhar títulos assim.
Lamento demais a perda do ídolo, da nossa referência, mas espero que em seu lugar, um atacante melhor seja contratado, ou que pelo menos sem ele em campo, o Botafogo jogue com onze.
Espero sinceramente que Loco Abreu volte, em um outro Botafogo, com outra mentalidade e uma equipe campeã da Libertadores da América em 2013 e postulante ao título mundial. Espero sinceramente que ele volte para fazer um gol de cavadinha em um timeco qualquer da Europa. Mas, hoje, infelizmente, Abreu não tem mesmo mais lugar no Botafogo, pelo menos não dentro das quatro linhas. Ainda acredito que essa despedida é só um "até logo" e que na volta, Loco Abreu, que diz amar tanto a Estrela Solitária, entenda que ninguém é maior que o Botafogo, nem mesmo ele.
Estamos esperando. Até 2014.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Loco se vai



Infelizmente não teve jeito. O ídolo maior do Botafogo, desde Túlio Maravilha, vai mesmo para o Figueirense. Sou um dos caras que não queria que isso acontecesse. E sinceramente fico triste quando leio e vejo nas redes sociais, alguns que se dizem botafoguenses o criticando de maneira veemente.
Nossa maior alegria nos últimos anos, foi o emblemático título de 2010 em cima do time da gávea. E o nome daquele jogo foi Loco Abreu. Não sei o número exato de jogos, nem de gols marcados com a camisa alvinegra. Mas sei que foi com essa camisa que Sebástian Abreu entrou mais vezes em campo na sua carreira. E sua média de gols é muito boa.
Eis que de repente o cara passa a não servir mais. Há 2 meses e meio ele arrebentava contra Bangu e Vasco. E agora não presta mais. Pois é. Em seu lugar chega um xará do zagueiro de péssimas recordações, Rafael Marques. Nunca ouvi falar desse cara. Mas quem sabe esse processo de "japonização" feito por Oswaldo de Oliveira dê certo. Caso isso não ocorra, ele será lembrado por ter sido o técnico que pôs ponto final na trajetória de um grande ídolo com a camisa do Glorioso.
A mim, só resta agradecer a Loco por todas as alegrias que nos deu e por resgatar o orgulho alvinegro.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Da emoção à raiva

Confesso que fiquei emocionado ao ler hoje sobre a despedida de Herrera do Botafogo. Segundo informações do site Globoesporte.com, o argentino teria chamado o uruguaio Loco Abreu para tirar uma foto em frente a um painel onde os dois aparecem juntos e teria dito. “Vem cá! Antes que tirem isso daqui!”, ou algo parecido. Herrera, que está de saída para o Emirados Arabes; e Loco, com proposta do Figueirense, fizeram e muito pelo Botafogo.

Num dos títulos mais importantes dos últimos anos e que só será valorizado daqui há 10, 20 anos, - porque não temos o costume de valorizar a contemporaneidade – o Estadual de 2010, Herrera e Loco marcaram de pênalti os gols que garantiram a vitória e o título para o Botafogo sobre o maior rival, o Flamengo, depois de três vices seguidos.

Aquele título representou a volta da auto-estima do botafoguense. Revendo principalmente o gol de cavadinha de Loco Abreu e a comemoração de Herrera vemos o quanto eles foram importantes para o clube. E não só nesse jogo, em vários jogos.

E não foram só os gols. Lembrem-se das entrevistas de Loco, que às vezes irritavam até nós mesmos. E a patada de Herrera no repórter da Globo ao não pedir música para o Fantástico no início do Brasileirão deste ano.

Falo em tom de despedida também em relação ao Loco, apesar da saída dele ainda não ser confirmada. O Neto também comentou no post abaixo como se ele já estivesse saído. Mas espero que essa saída não se confirme.

A vinda de Seedorf representa uma nova fase do clube, mas não podemos nos desfazer dos nossos ídolos. Herrera, tudo bem, a torcida o adorava, mas era limitado tecnicamente. Pode até ser que possamos dizer que deu o que tinha de dar.

Mas Loco não. Esse ainda tem muito a dar ao Botafogo. E como fica minha camisa celeste alvinegra? E a da minha filha, que é fã de Loco Abreu? O que eu vou dizer a ela?

Repararam que Loco e Maicosuel, outro que também está de malas prontas, têm boneco especial para eles? Tá certo que não são um Garrincha.

O Maicosuel é outro que pode-se dizer que já deu o que tinha de dar. Não estava rendendo ultimamente.

Agora sobre a raiva. Vocês ouviram o que Fahel falou? Que o Botafogo contratou Seedorf mas deve três meses de salário a ele.

Olha vejam só! Ele é que ficou devendo muito futebol ao Botafogo.

Os torcedores tinham de ser idenizados por ele.

Por tudo de ruim que fez pela gente.

Pelo jeito como maltratava a bola.

Filho da mãe, para não dizer outra coisa.

Vá se catar, Fahel!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Presidente do Botafogo admite: "É possível que o Loco saia"

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, em entrevista nesta segunda-feira (02) ao Programa "Bem Amigos", do Sportv; admitiu a possibilidade de Loco Abreu sair do Botafogo. "É possível que o Loco saia. Ele é um ídolo, mas nós respeitamos a posição dele", disse o presidente. Loco tem proposta do Figueirense e a proximidade de Santa Catarina com o Uruguai pode influenciar na decisão do jogador.

Maurício Assumpção comentou sobre o fato do Botafogo está entrando no mercado. "Todo mundo vende jogador. O Botafogo está entrando no mercado, tanto de venda quanto de compra agora. Já temos um lateral contratado, que está em fim de contrato e não pode ser anunciado. Estamos trazendo um outro volante e, provavelmente, um zagueiro", anunciou o presidente.