domingo, 4 de novembro de 2012

Há 34 anos, o Botafogo vencia o Palmeiras de virada no Pacaembu no último jogo da série invicta


Terça-feira (30) estive no Rio, onde tive a oportunidade de comprar o Jornal dos Sports, isso mesmo, o "rosinha" que, para minha surpresa, ainda existe. E custa apenas 50 centavos num formato tablóide. Foi um prazer ler novamente o "rosinha". E olha o que eu achei. Sei que está meio atrasado. Mas o assunto foi tema do Baú do Esporte que foi ao ar no Globo Esporte de ontem (sábado). Trata-se do último jogo da série invicta do Botafogo em 1978, justamente contra o Palmeiras, adversário deste domingo. O jogo foi realizado no dia 30 de outubro.

O Botafogo venceu de virada, gols de Dé e João Paulo. Reparem que o sempre polêmico Dé, na entrevista que está no link a seguir (http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte/v/bau-do-esporte-relembra-recorde-do-botafogo-de-invecibilidade/2223125/), disse que a invencibilidade já estava o incomodando. O goleiro daquele time era Zé Carlos, de Nova Brasília, revelado no Campos, o Roxinho. Espero que hoje tenhamos a mesma sorte de 34 anos atrás.

Como todos devem saber, no jogo seguinte, o Botafogo perdeu de 3 a 0 para o Grêmio no Maracanã, dois gols do Renato Sá e a invencibilidade caiu por terra (Maldição do Dé?). No entanto, a série invicta daquele time que tinha Zagallo como técnico é até hoje a maior do futebol brasileiro. O Flamengo igualou a contagem anos depois e coube ao mesmo Renato Sá, desta vez no Botafogo, marcar o gol que pôs fim à invencibilidade rubro-negra.

Por isso que Botafogo e Flamengo é um clássico tão disputado, com uma tamanha rivalidade. Este mês comemoram-se, para um lado e para o outro, as goleadas de 6 a 0, a do Botafogo no dia 15 de novembro de 1972. E a do Flamengo no dia 08 de novembro de 1981. As próximas semanas prometem ser de provocações.

E no dia 2 de dezembro deste ano, o confronto tão esperado. O jogo em que pode acabar o jejum do Botafogo, que há mais de 10 anos não vence o Flamengo pelo Brasileiro. Vamos lá Fogão! Porque jogo contra o Flamengo é um campeonato à parte.

Primeiro temos de vencer o Palmeiras hoje, jogo difícil, com o carrasco Barcos. Não teremos Seedorf. Mas esperamos e torcemos que Lodeiro e Bruno Mendes resolvam a parada.

Um abraço e saudações botafoguenses!

Postado por Wesley Machado.

Um comentário: