sábado, 13 de outubro de 2012

Botafogo, um time subversivo!

Vocês, caros leitores do Blog “Estrela Solitária no Coração” sabem que este blogueiro aqui fica atento a qualquer referência ao Botafogo. E neste sábado (13), a Globo News exibiu uma reportagem, “Uma história inacabada, o caso Rubens Paiva”, vencedora do 34º prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciado na quarta-feira (10) – a premiação será no dia 23 no Teatro Tuca, em São Paulo.

Muito interessante a reportagem, que vocês poderão assistir no vídeo ao final do post. É impressionante como aos poucos os arquivos vão sendo abertos. A mesma Globo que apoiou o Golpe, em sua versão por assinatura, tem dado diversas mostras de democracia ao divulgar ações da Comissão da Verdade.

A reportagem levanta questões referentes à prisão pela Ditadura Militar e o desaparecimento do deputado Rubens Paiva.

A referência ao Botafogo aparece no minuto 13:16 do vídeo, onde a jornalista Eliana Paiva, filha de Rubens Paiva, revela que jogava vôlei no Juvenil Botafogo.

Ela conta que os torturadores não gostaram do fato dela ter saído de casa, a princípio para treinar mas, na verdade, a pedido da mãe, à procura do pai e de pessoas para serem avisadas e que pudessem ajudar o pai dela.

Num trecho, Eliana Paiva, chega a dizer:  “Aí que eu comecei a perceber que a barra era muito pesada!”

Mais uma prova de que o Botafogo, que ficou sem ganhar títulos oficiais do ano do AI-5 (68) até a primeira eleição direta para presidente depois do Golpe (89), participou diretamente da luta pela democracia no Brasil.

No Comício pelas Diretas Já estava lá uma bandeira do Botafogo a tremular.

Não é à toa que torcer para o Botafogo é um ato subversivo. Somos muito provocados pelos torcedores dos outros times que não nos respeitam como deveriam respeitar. Não sabem ou fingem não entender a importância do Botafogo para a História não só do Futebol Brasileiro, mas como do País, da Pátria como um todo.

Esperamos que um dia sejamos reconhecidos como os torcedores não só sofredores e supersticiosos, mas os que mais lutaram e ainda lutam pela “Verdade”.




Postado por Wesley Machado.

Um comentário: