sexta-feira, 20 de julho de 2012

Botafogo, o time dos nomes compostos

Vou começar esse post como o grande Alex Escobar – adorei aquele cafezinho no Botafogo - inicia o Globo Esporte, com uma escalada, mas só sobre o Botafogo, que empatou com o time que mais empata no campeonato, grande parte por 0 a 0, no clássico mais charmoso do Brasil – esse sim e não o Fla-Flu – contra o Santos. Domingo tem estréia de Seedorf às 18h30, contra o Grêmio – confronto direto – no Engenhão. Mas o assunto aqui não é cabelo moicano, são os nomes dos jogadores do Fogão. Taí uma boa sugestão de pauta para o Globo Esporte!
Vocês repararam que a maioria dos jogadores do Botafogo têm nomes compostos. Vamos lá: Na zaga, Antônio Carlos e Fábio Ferreira. Na lateral esquerda, Márcio Azevedo. Na cabeça de área, com o Marcelo Mattos machucado, joga o Lucas Zen. Ainda no meio temos o Fellype Gabriel e o Victor Júnior. E na frente, agora, o Rafael Marques. São pelo menos seis jogadores titulares com o nome composto. Salvo engano, é o time que tem mais jogadores com nome composto no Brasileirão. A pesquisa fica a cargo de quem quiser repercutir a matéria. Já demos o pontapé inicial.
E vamos Fogão!
Sempre único!
Sempre diferente!

3 comentários:

  1. Cara, nem tinha pensado nisso.
    Vou investigar...

    ResponderExcluir
  2. Isso me fez lembrar uma crônica do Bussunda, à época colunista do jornal O Dia. Bussunda criticava o excesso de jogadores com nomes compostos, entre eles: Paulo Nunes, Fábio Noronha, Jorge Luiz, Fernando Diniz e etc.
    O fato de jogadores terem nomes compostos ou não é apenas um detalhe. Isso não influi na qualidade técnica deles.

    ResponderExcluir
  3. Claro, Iatha! Isso não influi na qualidade técnica dos jogadores. Mas isso não deixa de ser um fato curioso. Por exemplo, Alexandre Oliveira está mais para nome de técnico do que de atacante. Por falar em técnico, o nosso tem realmente nome de treinador: Oswaldo Oliveira. Afinal, salvo engano, ele não foi jogador, pelo menos no profissional. Sei que fez faculdade de Educação Física. Em tempos de Joéis, Abéis, Vadões, Tites, Cucas, etc, um Oswaldo de Oliveira condiz bem com o ar superior do Botafogo. Por mais que ele ainda não tenha me convecido. Enquanto não ganhar um título importante!

    ResponderExcluir