quinta-feira, 21 de junho de 2012

21 de junho: Uma data importante para o futebol e para a política brasileira


Hoje, dia 21 de junho, é uma data muito especial para nós botafoguenses. Há 23 anos, o Botafogo encerrava um jejum de quase 21 anos sem título. E a consagração veio em cima do maior rival, o Flamengo, na final do Carioca de 89. Maurício, camisa número 7, marcou o gol aos 12 minutos do segundo tempo, após passe de Mazolinha, camisa 14.

Foi o fim de uma agonia. Naquele mesmo ano, alguns dias antes num jogo contra o mesmo Flamengo eu me tornaria botafoguense. Foi no 3 a 3 da Taça Rio, jogo em que o Botafogo perdia por 3 a 1 e arrancou o empate após um gol contra do zagueiro Gonçalves, então no Flamengo; e num golaço do meia Vitor, que depois viria a ser técnico do Goytacaz.

Até hoje esse título é lembrado pelos alvinegros. Alguns o consideram o mais importante do clube, até mais do que o Brasileiro de 95, pela seu contexto histórico. 21 de junho também foi a data da final da Copa do Mundo de 1970 em que o Brasil se sagrou tri-campeão. Na política lembramos a morte de Leonel de Moura Brizola, há oito anos.

Um comentário: