domingo, 27 de março de 2011

Ainda não é o ideal, mas já mudou a postura

Foto: Agência O Dia
Caio afirmou ter orgulho de vestir a camisa do Botafogo

E aí, viram o jogo de ontem? E o que acharam? Eu vi um time mais ofensivo. Ainda é cedo para falar. Mas já pudemos perceber um time dominando as ações, partindo prá cima, bem diferente do que estava acontecendo antes. O gol não saiu. Tivemos algumas oportunidades. Principalmente com Caio, que chamou a responsabilidade para si. O Willian se mostrou um bom jogador, mas que sai muito da área. O Fabrício só fez uma boa jogada e sentiu o ritmo. Seu estilo também é muito clássico, para não dizer lento, para o futebol moderno. É garoto ainda.

Por falar em garoto, os meninos da base Jairo e Cidinho entraram. Jairo ficou meio perdido em campo. E Cidinho, muito franzino ainda, teve tempo de fazer uma boa jogada. O Guilherme também entrou no meio, mas não rendeu muito. Ele revezou na lateral com o Márcio Azevedo, que foi vaiado pela torcida, talvez incentivada pelas críticas do antigo técnico. Até mesmo o zagueiro Antônio Carlos perdeu a paciência com Márcio Azevedo. Realmente, ele deixa muitos buracos atrás, suas costas são uma verdadeira avenida. Por ali que levamos aquele primeiro gol contra o Vasco. Antônio Carlos também fez muita falta naquele jogo.

Emfim, os melhores em campo em minha opinião foram o próprio Antônio Carlos, que tirou tudo; o volante Marcello Mattos que comandou o meio campo; e Caio, sobre o qual já comentei. Temos de reconhecer que Somália fez uma boa partida também. O negão lutou muito. O Fahel e o Márcio Rozário não comprometeram e Alessandro foi o de sempre, alguns brilharecozinhos e uns cruzamentos que mais parecem chutões da intermediária. Fica claro que não temos um maestro quando vemos o "presidente" cobrando escanteios. Ah! Já ia esquecendo do Renan, que quando foi exigido trabalhou bem.

Alô diretoria! Vamos contratar um meia urgente e para ser titular. Assumir essa camisa 10 e municiar nossos atacantes. Para quarta-feira (30), às 19h30, contra o Paraná em Curitiba pela Copa do Brasil, teremos as voltas certas de Jéfferson, que estava com a Seleção; e Rodrigo Mancha, Éverton e Herrera. Vamos ver como Caio Jr., que observou o time de uma cabine no estádio, vai escalar a equipe.

PS: Antes do jogo, muitos falavam que o Boavista é um time arrumadinho e perigoso e que devia ser respeitado. Mas o Botafogo mostrou quem é o time grande e, apesar de todo desmantelado, não deu folga para a equipe da Região dos Lagos, que ficou só no contra-ataque. O que se viu em Macaé foi um verdadeiro jogo de time grande contra time pequeno. E não o que vinha acontecendo recentemente com a inversão de valores.

Esse ainda não é o Botafogo que queremos. Afinal empatar com time pequeno não é resultado para aceitar, muito menos comemorar. Mas diferente do que muitos esperavam, o Botafogo não cometeu os erros do Vasco e do Fluminense, que perderam partidas para times pequenos. A nosso única derrota até agora foi num clássico. Tá certo que empatamos três partidas contra times pequenos.

Mas acredito que com a chegada de um novo técnico, a equipe vai se motivar e o mais importante, vamos recuperar o padrão de jogo da época do Cuca. O Caio Jr., pelas referências, gosta de treinar tática e não só ficar fazendo rachão. Vamos com tudo nesse segundo turno. Ganhar a mulambada na penúltima rodada e fechar o caixão do América. Antes temos o Resende no próximo final de semana.

Um abraço e saudações botafoguenses!

4 comentários:

  1. Wesley,
    vou discordar de vc. Pra mim o elenco é fraco, desde o ano passado,,.... papai Joel se foi, para eu mim foi o único que não tinha culpa... o elenco é fraco, tem dois jhogadores acima da média e só.;.. é pouco... o glorioso hoje briga muito mais que com seus rivias, briga com suas limitações, Caio Junior para mim não fara milagres... passa lá no blog velho... Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cleber, prá encerrar o assunto Joel, que já é passado, ele não tinha mais ambiente no clube. A diretoria até queria mantê-lo, mas grande parte da torcida e jogadores como Loco, Jéfferson e o próprio Caio deram declarações contrárias ao esquema covarde de Joel.

    Quanto à questão de elenco, considero essa discussão uma falácia. Se for assim nem mesmo a Seleção Brasileira tem "elenco". Afinal, a Seleção ainda não tem o seu camisa 10.

    Mas se quiser levar à frente a discussão, vamos lá: Não temos só dois jogadores acima da média. Jéfferson é o melhor goleiro do Brasil na atualidade. E Loco é o atacante que todo time precisa, inclusive o seu.

    O Felipão solicitou a contratação de um atacante no estilo do Loco. Portanto, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, que recorreu ao estuprador Brandão, e outros tantos times grandes não têm um jogador como o Loco. Esses dois são mais do que acima da média. São referências para suas respectivas posições.

    Na zaga, o Antônio Carlos está muito acima dos demais no Rio. Comparado a Wellinton (Fla) - que gol contra foi aquele?; e Digão (Flu) - simplesmente horrível. O Dedé de que tanto falam é um jogador raçudo apenas. O Vasco ainda tem o Cesinha (horripilante) e o Fluminense o Leandro Eusébio (muito ruim), que ficou entre os três melhores no Brasileirão do ano passado. Pasmem!

    O Marcelo Mattos é um bom jogador. Marca bem, sabe sair jogando. O problema é que se machuca muito. Talvez por isso não tenha se firmado no Corinthians.


    Lembre-se que temos o Fábio Ferreira, bom zagueiro, para voltar; e o Maicosuel, também acima da média. Pronto já tripliquei o seu número de jogadores acima da média. Já é mais de meio time.

    Sobre o Caio Jr., não era o nome que eu imaginava. Mas considero que ele chegou bem, com disposição de trabalhar. Vamos dar tempo ao tempo e ver o que ele pode fazer.

    ResponderExcluir
  3. Caio vai crescer de produção com Caio Jr.

    ResponderExcluir
  4. Tomara, Léo! Tomara! Temos de insistir com o Caio. Ele é um bom garoto, pessoa de nível. É um jogador habilidoso, mas que necessita que seja feito com ele um trabalho como este que está sendo feito com o Maicosuel, de fortalecimento muscular. Ainda é novo, pode crescer muito ainda no futebol.

    ResponderExcluir