domingo, 21 de novembro de 2010

Fim de festa, hora de pensar no ano que vem

Acreditei, inventei superstições, torci muito... e desisti! Depois dessa humilhante derrota para os reservas do Inter, a razão tomou conta de mim. Não dava mesmo para confiar numa equipe que, numa única partida, tem como titulares Alessandro, Márcio Rosário, Fahel, Túlio Souza e Lúcio Flávio juntos. Fica, de novo, para o ano que vem.

A esperança, agora, é de que a diretoria deixe de administrar o clube como se fosse uma casa de caridade e tenha mais a chamada "manha do futebol". Não dá para ficar dando inúmeras chances a jogadores nitidamente medíocres como esses cinco citados aí. Alguns, como Alessandro e Lúcio Flávio, há anos no clube.

É preciso abrir espaço para gente nova, com disposição, garra e, claro, técnica. Sugiro que se abra mais espaço para jovens valores revelados no clube. Tem uma garotada muito boa e ainda esquecida. Exemplos; Lucas Zen (zagueiro e volante), Gérson (zagueiro e volante), Felipe Lima (volante), Renan Leite (meia), William (atacante) e Alex (atacante), todos pouco aproveitados até agora - alguns sem nenhuma chance sequer.

Boas contratações também serão bem-vindas. Não precisa ser medalhão, não. É só dar uma olhada coerente no mercado nacional. Até mesmo na Série B tem gente promissora. Ouvi falar maravilhas de um meia de identidade folclórica e futebol, ao que parece, encantador: Júnior Xuxa, do Icasa, autor de 12 gols na competição.

Outro nome interessante é Héverton, também meia, da Portuguesa, que tem os mesmos 12 gols de Júnior Xuxa e já foi pretendido pelo alvinegro em outras ocasiões. São só dois exemplos. Minha bola de cristal diz que eles, em breve, vão estar em algum time grande e rendendo bem.

Tem gente que faz beicinho em relação a jogadores da Segunda Divisão. Pois vou citar dois exemplos de revelações desse ano mesmo: Paulão (zagueiro) e Júnior Viçosa (atacante). Ambos começaram no ASA, de Alagoas. Estão no Grêmio. Paulão é titular. Júnior Viçosa, primeiro reserva do ataque e com boa participação em vários jogos.

Não custa relembrar, ainda, que Somália, ano passado, era do América de Natal. E Jobson, do Brasiliense. Antônio Carlos, embora conhecido e revelado pelo Fluminense, em 2009 vestia a camisa do... Atlético Goianiense, também na "Segundona" do Campeonato Brasileiro!

Precisamos, urgentemente, de dois laterais direitos e um esquerdo; dois zagueiros, dois volantes e dois meias. Só estamos bem servidos, mesmo, de goleiro e de atacantes. Se a garotada sugerida aqui neste post for aproveitada, de repente a quantidade de reforços até cai um pouco.

Vocês, caros leitores, recordam que temos no atual elenco gente como o zagueiro Édson, o volante Elizeu e os meias Araruama e Bruno Tiago? Ah, Elizeu todo mundo conhece. Quem não se lembra daquela bola atravessada errada no último minuto do jogo com o Atlético Paranaense, que resultou no gol de empate de Guerrón?

Para 2011, queria ver no elenco a permanência dos seguintes jogadores;

Goleiros - Jefferson, Renan, Milton Raphael e Luis Guilherme
Laterais - Marcelo Cordeiro
Zagueiros - Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Danny Moraes (com muito boa vontade de minha parte)
Volantes - Leandro Guerreiro (em sua posição original), Marcelo Mattos e Somália
Meias - Maicosuel e Renato Cajá (também com ressalvas)
Atacantes - Loco Abreu, Herrera, Jobson, Caio e Edno

3 comentários:

  1. Álvaro, estreei uma camisa branca hoje que não deu sorte. Não adiantou supertição. Achei também que fosse por causa da Globo, já que os dois últimos jogos não ganhamos com partidas transmitidas pela tv aberta. Nada disso. Não podemos fugir da realidade.

    Como você disse, não dá para ganhar com Márcio Rosário (falhou nos dois gols), Túlio Souza, Fahel, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio. O Alessandro até que tem se portado bem. Tem jogado com muita disposição, o que faltou a alguns jogadores como Jóbson.

    Edno tem de ser dispensado, não acerta nada. Caio é uma boa opção para desafogo. Loco quando bem acionado sempre deixa o seu. Tomara que o Herrera volte contra o Grêmio. O Somália também tem feito falta. Sem contar o Marcelo Mattos. O Maicosuel nem se fala. E ainda tem o Fábio Ferreira.

    Voltando ao Jóbson, achei um clima estranho hoje. Tem alguma coisa errada nos bastidores. Com relação à barca temos de nos livrar dessa geração derrotada. Lúcio Flávio vai comandando.

    Agora é torcer contra o Atlético Paranaense diante do Ceará, ganhar o Prudente e partir para Porto Alegre e decidir com o Grêmio. Depois secar o Palmeiras contra LDU ou Independente.

    Pelo menos vamos terminar o ano disputando alguma coisa que não a permanência na série A, como no ano passado e como o Flamengo este ano, que ainda não está livre.

    Mas que perder em casa para o time reserva do Inter estava fora dos planos, isso estava. E ainda perdemos a invencibilidade no Engenhão. Éramos o único time que não havia perdido em casa. E foi por água abaixo.

    Espero que não morramos na Sul-Americana com Vasco e Flamengo. E ainda vamos ter de aturar o Fluminense campeão. Bom para o futebol do Rio, campeão dois anos seguidos. Ruim pela rivalidade. É, assim é o futebol.

    ResponderExcluir
  2. Se Jobson não quiser, que vá procurar o caminho dele (ou a falta disso). É um grande jogador, diferenciado, com uma habilidade incrível. Mas tudo isso se perde na falta de consciência dele. Sinceramente, é um caso a ser revisto. O que não dá é aprontar uma atrás da outra, sempre ser perdoado e tratado como uma criança. Chances, ele já teve aos montes. Se não aproveitou, aí é problema único e exclusivo dele. Tem muita gente querendo uma oportunidade no Botafogo. Inclusive os garotos que citei no post.

    Concordo parcialmente com você em relação ao Edno. Ele é um jogador polivalente, esforçado, mas realmente erra muito, muito mais do que acerta.

    Sobre a camisa branca, nem sei o que dizer. Usei a minha cinza, que vinha dando sorte. Hoje, não deu.

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    O time é fraco. É a dura realidade. E num dia que até Leandro Guerreiro vai mal, a tendência é a coisa desandar de vez.Acho que Papai Joel cometeu seus erros na competição, mas teve muito mais acertos. O cara fez milagres ao nos colocar com chance até o fim do certame. Se ganharmos do Grêmio Itinerante, poderemos chegar até a última rodada lutando por uma vaga. Com chances bem mais reduzidas, é verdade. Mas ao me lembrar do fim de 2009, quando ganhamos no sufoco do Palmeiras por 2 a 1 e comemoramos como se um título fosse (este foi meu caso, pelo menos), o saldo do ano foi positivo. Ganhamos um título da Urubuzada, temos um ídolo de verdade (Loco Abreu), um goleiro convocado constantemente para a seleção, um técnico gabaritado e o Botafogo entre os 5 times que mais torcedores levou ao estádio. Como escrevo este texto 4 dias depois do vexame contra o Inter, a cabeça está mais fria. E concordo com a maioria do que foi escrito pelos amigos.
    Mas como tem certas coisas que só acontecem ao Botafogo.....

    ResponderExcluir