sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Todo Mundo Loco

Todo mundo loco foi a frase repetida várias vezes por um narrador uruguaio quando Loco Abreu marcou aquele gol de pênalti com cavadinha contra Gana que valeu a vaga na semi-final da Copa do Mundo na África do Sul. Ontem depois de Loco marcar um gol com sua tradicional frieza, o narrador do PFC disse que para quem cobrou um pênalti daquela maneira numa Copa do Mundo fazer o que ele fez contra o Santos aos 45 minutos do segundo em pleno Pacaembu foi "fichinha".

Loco já vinha sendo tratado com desconfiança por alguns torcedores- e não me incluo nessa. Um chegou a dizer que ele não jogava nada. Logo contestei e disse que Loco era um ídolo. Ao ver o dvd do Campeonato Carioca neste final de semana pude comprovar o que Loco representa para o Botafogo. Nada mais nada menos do que o autor dos dois gols dos três títulos que conquistamos este ano.

A vitória "maíscula", como classificou o comentarista Noriega ontem ao final da transmissão, no mesmo palco onde fomos campeões em 1995, nos dá o direito de sonhar, como disse Álvaro Marcos, com o título. Por que não? Estamos há sete pontos do Fluminense e há quatro do Corinthians, que tem um jogo a menos.

O mais importante disso tudo é que o Botafogo volta a ser respeitado como time grande, que tem condições de chegar - e bem, na frente. Um time que marca em cima. Sabe trabalhar a bola. Com todos os defeitos de Joel, ele teve muitos méritos ontem, quando os três jogadores que colocou em campo participaram diretamente do gol da vitória.

Caio, que entrou mal e foi muito cobrado por Joel, que gritou com ele a todo momento, foi o autor do cruzamento, que caiu na cabeça de Edno. Este, que começu bem pela esquerda, depois sumiu do jogo- parece um pouco acima do peso, mas tudo bem. Emfim, Edno passou para Loco, que deu um toquinho por cima do goleiro e concluiu magistralmente, como um grande goleador sabe fazer.

O tão badalado Santos caiu diante de um Botafogo forte. Se os analistas já nos colocavam como candidatos ao título, agora vão respeitar ainda mais nossa condição de protagonistas num campeonato tão lngo, em que vencer é a garantia de se manter em cima. Desde que chegamos à Zona da Libertadores, que ora é G4, ora G5, ora G6 e que pode se tornar G3, não saímos mais.

Prá termirnar parafraseio o controverso Galvão Bueno: Ganhar é muito bom. Ganhar com gol de Loco é melhor ainda. Ah! Álvaro Marcos. Temos de tirar o chapéu para o Alessandro, que fez uma partida correta ontem. Foi incansável num jogo em que a vontade de ganhar foi fundamental.

Em alguns momentos percebi que o time parecia cansado em vista da forte marcação implantada por Joel. Os jogadores se dedicaram bastante taticamente e sofreram por isso. Mas no final veio a recompensa.

Agora sim, uma última coisa. Não adianta. Joel tenta achar um lugar para Fahel no time- ontem ele jogou com a 9, mas não tem jeito. O cara é muito fraco. Por favor Joel não invente. O time é esse que entrou contra o Santos, com o Loco no lugar do Fahel. O Renato Cajá, que fez uma boa partida, não pode sair do time.

E glórias para Jefferson, nosso goleirão salvador. E Leandro Guerreiro, perfeito.

Cadê o Neymar?

Um comentário:

  1. Loco Abreu é um personagem, necessário para o futebol, necessário para o Botafogo!

    ResponderExcluir