quarta-feira, 14 de julho de 2010

Derrota amarga

O Botafogo tem dessas coisas. Quando parece que as coisas se encaminham para melhorar, a coisa desanda. Essa derrota inesperada contra o Flamengo, nosso maior rival, é um sinal de que algo está errado. O comentarista do Sportv, André Lalfredo, já dizia no começo da transmissão que o Botafogo estava esperando o erro do Flamengo. Joel entrou com o time num 3-5-2 que disfarça uma escalação prá lá de defensiva. São três zagueiros, mas podemos considerar Fahel um cabeça de área. Então, na verdade, são três cabeças de área. Joel poderia ter sido mais corajoso e ter colocado dois meias, Lúcio Flávio e Renato Cajá. Respeitou muito o Flamengo, que começou a gostar do jogo até chegar ao gol da vitória aos 25 minutos do segundo tempo.

Já no final do jogo, Lalfredo falou que esperava mais do Botafogo. Nós torcedores também esperávamos mais do Botafogo. Lúcio Flávio no intervalo falou que sabia que seria um jogo difícil por se tratar de um clássico. Ele que mais uma vez se escondeu em campo. Tudo bem que fica sobrecarregado com a formação conservadora de Joel, mas Lúcio poderia ser mais incisivo. Jéfferson entrevistado pelo flamenguista Vitorino Chermon, que vibrou ao final da partida, fez coro ao dizer que "Flamengo é Flamengo". Entendemos que é diferente a relação de torcedor prá torcedor e de jogador prá jogador. Mas tínhamos a chance de acabar com um jejum incômodo de 10 anos sem vencer o rival pelo Brasileiro. Agora também já estamos há cinco jogos sem vencer no campeonato. Caímos para a 11ª posição e poderemos cair ainda mais na tabela até o fim da rodada.

Se pudermos apelar para a supertição, podemos lembrar que Loco Abreu estreou num jogo em que fomos goleados pelo Vasco. Jóbson hoje estreou numa derrota amarga para o Flamengo. Ele até tentou. Deu um drible desconcertante assim que entrou. Sumiu um pouco da partida. Estava escorregando muito. No final fez uma boa jogada pelo fundo e conseguiu um cruzamento. Mas não tínhamos Loco na área. Também não era dia. A bola não entrou. Caio teve uma boa chance no final do 1º tempo. Edno disperdiçou uma bola embaixo do gol no início do segundo. Herrera, atrapalhado pela gripe e pela chuva, não foi o Herrera de outrora. Agora não adianta chorar o leite derramado. É voltar à realidade. Precisamos de uma chacoalhada.

Um comentário:

  1. Concordo, Wesley. E vou além: até quando vamos ter de aturar Alessandro, Sandro Silva e Fahel? O Botafogo contratou reforços ofensivos e continuamos jogando atrás, com medo dos adversários. Acho que Joel precisa repensar e modificar o esquema tático, tirando Fahel, recuando um pouco Leandro Guerreiro e colocando mais gente na frente. Sem Alessandro e com Somália no lugar de Sandro Silva, acho que a coisa tende a melhorar.

    ResponderExcluir