segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os botafoguenses têm o direito de reclamar


O Botafogo ficou marcado em 2008 pelo episódio do 'chororô', na final da Taça Guanabara, quando o time da estrela solitária perdeu o título para o Flamengo de virada. O Botafogo foi para o intervalo com a vitória. Mas no segundo tempo, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou um pênalti duvidoso em Fábio Luciano. O Flamengo empatou com Íbson. E aos 46 minutos, Diego Tardelli marcou o gol, que sacramentou o campeonato para o rubro-negro.

Naquela oportunidade, os jogadores do glorioso choraram depois da partida. Fato explicado depois pelo amor que aqueles atletas tinham pelo clube. Um exemplo é que cada jogador tinha um armário com o escudo e as cores do Botafogo. Muitos condenaram a atitude dos botafoguenses. Até mesmo do então presidente Bebeto de Freitas, que também teria chorado. O grito da torcida foi deturpado pelos adversários, com o intuito de calar nossos torcedores.

O objetivo maior dos que insistiram em qualificar o episódio como choradeira foi o de inibir as reclamações dos botafoguenses contra as arbitragens suspeitas. Como no jogo contra o Corinthians no Pacaembu, em que o atacante do time paulista, Dentinho fez o gesto do chororô, incentivado por Souza, o mesmo que 'inventou' a comemoração. Souza pagaria pelo que fez. O Flamengo seria eliminado humilhantemente da Libertadores em pleno Maracanã.
Se contra o Corinthians, Lúcio Flávio se incubiu de fazer a justiça no placar, desta vez foi Leandro Guerreiro, que acertou um chute que tentava há muito tempo.

Para se ter uma idéia de como o juiz do jogo deste domingo interferiu no resultado da partida, basta o fato de o presidente Maurício Assumpção, que não tem o costume de falar, ter vindo a público para reclamar. Fez certo. Não pode o Botafogo se inibir de reclamar da arbitragem. Até porque o time tem mostrado garra e tem merecido vencer. Hoje contra o Grêmio, mais grave do que a bola que saiu, foi o pênalti não marcado. Para os que consideram que o jogador gremista não teve a intenção de colocar a mão na bola, vale a regra de que ele desviou a trajetória da bola. Tudo bem. No final, as coisas dão certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário